Governo federal reconhece situação de emergência em mais 9 cidades do Rio Grande do Sul

Governo federal reconhece situação de emergência em mais 9 cidades do Rio Grande do Sul

Vendaval foi o motivo da declaração de emergência de sete delas, já as outras duas, devido a enxurradas e granizo

Correio do Povo

Com a medida, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias

publicidade

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência em nove cidades do Rio Grande do Sul. A informão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 19.

As cidades de Roque Gonzales, Cerro Largo, Ubiretama, Nova Candelária, Novo Tiradentes, Miraguaí e Três Palmeiras foram atingidas por vendaval. Já o município de Ibiaçá teve o reconhecimento federal devido a enxurradas, enquanto Redentora registrou queda de granizo.

Com a medida, os municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços e reconstrução de infraestruturas e moradias.

No restante do Brasil

O órgão também reconheeu a situação de emergência em outras 11 cidades do Brasil. Em Minas Gerais, Formiga, Governador Valadares, Eugenópolis e Águas Formosas foram castigadas por fortes chuvas. Já Frei Gaspar enfrenta a seca, que é um período de falta de chuvas mais prolongado do que a estiagem.

No Nordeste, as cidades de Cansanção e Cícero Dantas, na Bahia, registraram chuvas intensas, enquanto Serra Preta obteve o reconhecimento de situação de emergência devido a estiagem. Lastro, na Paraíba, também foi afetada por estiagem, que ainda atingiu Sorriso, no Mato Grosso.

Ainda no estado mato-grossense, o município de Cáceres obteve o reconhecimento federal sumário por alagamentos.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895