Governo gaúcho lança Campanha do Agasalho 2023

Governo gaúcho lança Campanha do Agasalho 2023

Expectativa é superar arrecadação do ano passado, quando foram doados 748 mil peças.

Kyane Sutelo

Governador Eduardo Leite enfatizou a importância da Campanha do Agasalho, durante o evento de lançamento.

publicidade

O humor do Guri de Uruguaiana abriu a cerimônia de lançamento da Campanha do Agasalho 2023 do Rio Grande do Sul, ontem, no Palácio Piratini. As piadas sobre o intenso frio gaúcho conversaram bem com a proposta da iniciativa neste ano: falar do desapego das roupa de forma leve e divertida, para convencer as pessoas a doarem.

 

"Mais do que qualquer coisa, a campanha é de sensibilização para despertar os melhores sentimentos", afirmou o governador Eduardo Leite, na ocasião. Segundo o chefe do Executivo Estadual, é por esse propósito que a doação pedida não é de dinheiro, nem é substituída por investimento orçamentário do governo.

 

As autoridades que lançaram a iniciativa enfatizaram a importância de escolher peças limpas e em boas condições. "Campanha do agasalho não é o momento de descarte daquelas roupas que não nos interessam mais. É solidariedade, compaixão", disse o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do RS, coronel Luciano Boeira. 

 

Conforme a Defesa Civil, a campanha já começa com mais de 500 pontos de doação em todo o Estado, incluindo prefeituras, quartéis da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, além de lojas Zaffari e agências do Banco do Brasil. A intenção é arrecadar mais de 748 mil peças, resultado do ano passado. "A nossa expectativa é sempre superar a meta do ano anterior", garantiu o coronel Boeira. O secretário de Assistência Social do Estado, Beto Fantinel, projeta bom desempenho da iniciativa. “Faremos, esse ano, com o engajamento de todos, a maior Campanha do Agasalho que o Rio Grande já viu”, disse.

 

No evento, o governador Eduardo Leite e seu namorado, Thalis Bolzan, fizeram a primeira doação em uma caixa de coleta instalada no local, para simbolizar o início da campanha. também doaram, na ocasião, artesãs da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (Fgtas), que participam do projeto Corrente do Bem, que produz peças para doação. A cerimônia foi embalada pelo grupo a capela Voice In.

 

Um diagnóstico realizado pela Agência Escala, responsável pela campanha, apontou que o apego das pessoas por peças de roupa é um dos 4 motivos pelos quais a população deixa de doar. O dado deu o tom da mobilização deste ano, que trás vídeo da Mythago e áudio da Radioativa, e utiliza trecho da música "Vou deixar que você se vá", da banda Nenhum de Nós.

 

 

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895