GPS Rural vai garantir mais segurança para comunidades do interior de Bento Gonçalves

GPS Rural vai garantir mais segurança para comunidades do interior de Bento Gonçalves

Sistema não terá custo para o agricultor que aderir ao serviço

Celso Sgorla

Proposta está sendo apresentada para as comunidades do interior

publicidade

Bento Gonçalves implantará, no interior do município, o GPS Rural, sistema de georreferenciamento por satélite que funciona de forma offline e visa dar celeridade na prestação de socorro, salvamento e também o atendimento de ocorrências de furto e roubo na área rural. Cada propriedade receberá uma placa de identificação com um código de cadastramento. A proposta já está sendo apresentada para as comunidades do interior.

Ao solicitar o atendimento o morador só precisa informar o código. A chave será formada pelas iniciais “BG”, de Bento Gonçalves, acrescida de quatro números. Com o código será possível localizar, por meio de um aplicativo, o endereço exato de onde foi emitida a chamada, acelerando o deslocamento da equipe responsável pela prestação do serviço. Essa identificação será utilizada também pelos serviços do município, como forma de encontrar, com maior rapidez, a família ou propriedade que necessitar do atendimento público.

O projeto começou a ser desenvolvido no último ano pelas secretarias de Segurança Pública, Desenvolvimento da Agricultura e Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC). O sistema não vai ter custo para o agricultor que aderir ao serviço. A iniciativa, inspirada no modelo do município de Chapecó, em Santa Catarina, tem por objetivo acelerar a resposta em uma situação de emergência. O sistema catarinense já está em funcionamento, há 20 anos, tornando-se referência neste tipo de atendimento. As comunidades de Tuiuty e São Valentim serão as primeiras a fazer o cadastramento e o trabalho deve iniciar até o fim do mês. Os profissionais da empresa contratada via licitação estarão devidamente identificados e acompanhados com um servidor da subprefeitura.

Para o prefeito Diogo Siqueira a iniciativa é um importante avanço no que se refere a segurança da população residente em áreas rurais. “Esse sistema de georreferenciamento faz toda a diferença no atendimento, ainda mais em localidades mais longínquas. Esse projeto é importante para agricultura, segurança pública e saúde. Todo o planejamento que foi feito fez a diferença para que a gente tenha na prática a execução dessa ideia.”


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895