Grafitti dá nova cara a viaduto de Sapiranga

Grafitti dá nova cara a viaduto de Sapiranga

Atividade faz parte da 8ª edição do South Kings

Fernanda Bassôa

publicidade

A cidade de Sapiranga, no Vale o Sinos, reuniu neste final de semana cerca de 40 artistas ligados a arte do grafitti que deram um colorido especial ao viaduto da ERS 239, no acesso ao bairro São Luís, sentido Novo Hamburgo – Taquara. A atividade faz parte da 8ª edição do South Kings, uma maratona que acontece por mais cinco finais de semana consecutivos em diferentes locais do município e que prevê, ao todo, a participação de mais de 200 graffiteiros.

O encontro coletivo reúne artistas da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Paranhana e do Caí, Litoral Norte, Serra Gaúcha, além de Santa Catarina, Paraná, Chile e também da Venezuela. A finalidade do evento é trocar experiências, proporcionar uma estética mais descontraída em diversos ambientes externos e a valorizar da arte urbana. Durante os dois dias de maratona, o tráfego de veículos no local foi liberado somente em sentido único, visando a segurança dos artistas, pedestres e motoristas. A atividade tem apoio da prefeitura de Sapiranga.  

Coordenado pelo sapiranguense, Fernando Müller, mais conhecido como Fernandinho, o evento é considerado por ele como um grande encontro entre amigos graffiteiros que se reúnem para uma maratona de cores, ideias e muita exposição de criatividade. “Este primeiro final de semana foi a abertura do evento, com a criação de um grande painel principal, no viaduto. O sentido contrário do viaduto será grafitado nos dias 15 e 16 deste mês. A ideia central é fomentar a cena do graffiti na região e no Estado, reunindo pessoas ligadas também aos outros elementos da cultura hip hop”, disse Fernandinho, comentando que a primeira edição do South Kings começou ainda em 2007 e de lá para cá só ganhou notoriedade e cada vez mais adesão.  

Entre os artistas gaúchos e participando pela terceira vez da maratona South Kings está Rafa Jung, que avalia a iniciativa como algo importante para o intercâmbio entre os profissionais do graffiti. “Nós pintamos juntos por 12 dias. É uma troca bacana e conseguimos ao mesmo tempo mostrar o nosso trabalho de uma forma ainda mais impactante".

Segundo Rafa, que é natural da cidade de Novo Hamburgo, existe uma paleta de cores pré-estabelecida, mas a criatividade não tem limites para eles. “A temática é livre, mas precisamos dar uma harmonia na arte usando azul, lilás e turquesa”, fala o artista que já viajou o mundo através da arte.

Especialista em grandes projetos de arte urbana e Bacharelado em Artes Visuais (pela universidade Feevale), Rafa Jung já realizou pinturas ao vivo em espaços urbanos em diversas cidades, inclusive fora do Brasil. O mais recente trabalho internacional foi uma live paint no Central Park, em Nova Iorque, em outubro de 2023.  


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895