Gramado se prepara para a 32ª Festa da Colônia

Gramado se prepara para a 32ª Festa da Colônia

Evento é uma oportunidade para vivenciar a cultura alemã, italiana e portuguesa

Paula Maia

A comitiva da Festa esteve na sede do Jornal Correio do Povo. Manuela Cavichion, Julia Brezolla Fritsch, Ana Paula Thomazi fazem parte da corte que vai circular pelo evento e interagir com os visitantes.

publicidade

A 32ª edição da Festa da Colônia de Gramado está chegando e promete encantar moradores e turistas que visitarem a cidade entre os dias 27 de abril e 14 de maio, no complexo Expogramado. O evento tem como objetivo resgatar o contexto histórico do município celebrando a tradição, cultura, trabalho e a contribuição dos imigrantes alemães, italianos e portugueses no desenvolvimento da cidade.

A comitiva da Festa, formada pela rainha Júlia Brezolla Fritsch da Linha Quilombo e as princesas Manuela Cavichion da Linha Furna e Ana Paula Thomazi da Linha Gambelo, esteve na sede do jornal Correio do Povo. Durante a visita, as representantes da 32ª edição explicaram as diferentes atrações que fazem parte da programação que espera receber mais de 300 mil pessoas.

Durante os 18 dias de festa, os visitantes poderão desfrutar da Feira de Produtos Coloniais, que reúne os sabores e aromas da gastronomia local. As apresentações de danças, com seus trajes coloridos e coreografias animadas, também são uma atração à parte. Os desfiles, que acontecem nos finais de semana, são uma oportunidade para conhecer um pouco mais as tradições e costumes dessas etnias colonizadoras.

A rainha Julia lembrou que o evento é gratuito. “Todas as atrações e o estacionamento são gratuitos. O único custo, na verdade, é com a comida, para quem quiser adquirir os deliciosos produtos das famílias de produtores rurais”. As 70 famílias de produtores rurais envolvidas nessa edição aproveitam essa oportunidade para divulgar seus trabalhos e produtos apara além da cidade de Gramado. 

Uma atração destacada pela princesa Ana Paula é a Escolinha Rural, que vai oferecer oficinas de brinquedos artesanais, painel histórico sobre a colonização do município e o nascimento da Festa da Colônia. Os visitantes e alunos da rede municipal de ensino e alguns projetos sociais poderão conhecer como eram as escolas e alguns aspectos das culturas que formaram a comunidade de Gramado. A princesas Manuela lembrou que no primeiro sábado da festa terá o evento dos espantalhos. "Toda a avenida Borges está enfeitada com espantalhos e milhos. Tudo voltado para a cultura rural", destacou.

A novidade desta edição é a atividade Desafios da Colônia. Serão momentos de brincadeiras onde os alunos de teatro do Programa de Artes promoverão competições lúdicas e convidarão os visitantes da Festa da Colônia a vivenciarem junto com seus familiares essas competições interativas.

Confira a programação completa no site da Festa da Colônia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895