Gravataí assina contrato para construção da nova base do Samu e da Central de Ambulâncias

Gravataí assina contrato para construção da nova base do Samu e da Central de Ambulâncias

Obra será realizada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Abílio Alves dos Santos, na parada 74

Fernanda Bassôa

Com a nova obra, local terá espaço para, ao menos, 16 ambulâncias

publicidade

A Prefeitura de Gravataí assinou nesta quarta-feira o contrato para a construção da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Central de Ambulâncias. Custeada com recursos do próprio município, por meio de financiamento, a obra será construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, na parada 74. Com a nova obra, haverá vagas para, ao menos, 16 ambulâncias, sendo nove para a Central de Ambulâncias e sete para o Samu, que terão acessos autônomos e independentes. Atualmente, ambos estão localizados na avenida Brasil, em prédios pouco adequados para esse tipo de serviço. Com a unificação das edificações em apenas um local, será possível um atendimento mais otimizado para essa demanda, em um lugar de fácil acesso.

“Fazer obras públicas é sempre um desafio. Por isso, eu tenho sido insistente com o cumprimento de prazos, e esperamos que essa construção esteja concluída em oito meses”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon. De acordo com o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, a nova estrutura, além de seguir todas as normas sanitárias e de acessibilidade universal, estará localizada em ponto estratégico da cidade, possibilitando a saída rápida para o atendimento de urgência no município. “A prefeitura reconhece a importância de melhor estruturarmos e qualificarmos esse serviço, para que funcione, da melhor maneira possível, em um local adequado. É parte do nosso planejamento estratégico e está dentro dos R$ 15 milhões que estamos investindo em saúde”, garantiu o secretário.

De acordo com o arquiteto da Secretaria Municipal de Saúde, Bruno Carneiro, responsável técnico pelo projeto básico, esse novo empreendimento foi projetado com um sistema construtivo inovador, chamado Light Steel Frame, caracterizado por uma obra seca, limpa e mais rápida, se comparada aos sistemas construtivos convencionais. Assim, possibilita a racionalização dos recursos e a diminuição do volume de resíduos gerados na sua execução, permitindo, além disso, maior sustentabilidade ao projeto.

O Samu de Gravataí conta, atualmente, com 48 profissionais da área técnica, composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. Além disso, outros seis servidores participam da área de apoio. O serviço pode ser acionado, a qualquer momento e horário, pelo telefone 192.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895