Gravataí contabiliza mais de oito mil pessoas atingidas e acumulado de chuva passa de 350mm

Gravataí contabiliza mais de oito mil pessoas atingidas e acumulado de chuva passa de 350mm

Prefeitura já conta com 150 pessoas desalojadas e 33 desabrigadas; nível do Rio Gravataí está em 5,20 metros

Fernanda Bassôa

Em Alvorada, os bairros mais atingidos são Americana, Nova Americana, 11 de Abril, Umbu e Tijuca

publicidade

Desde a última segunda-feira Gravataí sofre com as chuvas que atingem todo o Rio Grande do Sul. O acumulado de precipitação, desde sábado, chega a 351mm. Mais de 8 mil pessoas já foram afetadas no município, sendo que 150 estão desalojadas e 33 desabrigadas. O nível do Rio Gravataí está 5,20m, o dobro do nível normal. A Prefeitura segue trabalhando para liberar os pontos de alagamento e acolher as pessoas atingidas. Os pontos críticos no município são os bairros Vila Rica, Caça e Pesca, Mato Alto, Itatiaia, Vila Branca, Costa do Ipiranga, Morungava e Rincão. Trechos da RS-020 e da RS-030 estão com bloqueios parciais.

O prefeito Luiz Zaffalon decretou Situação de Emergência, em razão das chuvas intensas. O documento leva em consideração os danos causados à população pelas chuvas dos últimos dias, sejam as inundações, alagamentos ou bloqueio de vias, por buracos ou queda de vegetação. Desde a madrugada desta quinta-feira todas as equipes da prefeitura estão na rua para auxiliar a população e trabalham para reverter a situação.

Em Alvorada, o acumulado de chuva é de 239mm nas últimas 72h. Ao menos quatro pessoas estão acolhidas em abrigo público cedido pelo Município. Os bairros mais atingidos são Americana, Nova Americana, 11 de Abril, Umbu e Tijuca. As aulas na rede municipal estão suspensas nesta quinta e sexta-feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895