Gravataí deve duplicar oferta de ressonâncias e tomografias na rede pública

Gravataí deve duplicar oferta de ressonâncias e tomografias na rede pública

Os atendimentos já ocorrem, conforme a fila de espera para as especialidades, auxiliando no diagnóstico de diversas doenças, como as cardiovasculares e neurológicas

Angélica Silveira

publicidade

A Prefeitura de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre contratou uma empresa prestadora de serviços para viabilizar mais consultas, exames e procedimentos especializados à população. Os atendimentos já estão ocorrendo conforme a demanda. O objetivo é duplicar a oferta de ressonâncias magnéticas e tomografias computadorizadas na rede pública municipal, chegando a mais de 12 mil procedimentos não invasivos realizados anualmente.

Com a ampliação da oferta de exames, será possível reduzir as fila de espera em diversas especialidades. Considerado um método assertivo de diagnóstico, o exame de ressonâncias magnética não produz efeitos prejudiciais à saúde e nem provoca dores nos pacientes. Por ele, é possível examinar com precisão diferentes partes do corpo com alta qualidade e definição, assim como detectar diversas enfermidades, tais como doenças neurológicas, cardiovasculares e ortopédicas.

O fluxo de atendimento para acessar os procedimentos é semelhante aos demais atendimentos da rede especializada de saúde municipal. O primeiro contato ocorre com a unidade de saúde de referência do usuário. Após isto, o posto de saúde solicita os atendimentos via Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem). Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde faz a regulação e o agendamento conforme a prioridade e o número de vagas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895