Gravataí e construtoras encaminham ações para viabilizar obras do viaduto da ERS 118

Gravataí e construtoras encaminham ações para viabilizar obras do viaduto da ERS 118

Previsão de conclusão é para o final do próximo ano

Fernanda Bassôa

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A partir da segunda metade de dezembro, o trânsito na rótula de acesso a cidade de Gravataí, pela Avenida Centenário, será alterado, em função das obras de interseção da ERS-118 com o Distrito Industrial, sob responsabilidade do governo do Estado. Naquele trecho, será necessário executar a remoção de alguns postes de iluminação e fazer o redirecionamento do tráfego, que passará sobre onde, hoje, está o canteiro junto à Cruz Missioneira. O conjunto de obras, que inclui uma trincheira no acesso ao distrito e um viaduto com a Avenida Centenário ao longo da ERS-118, vai receber investimento em torno de R$ 33 milhões, recursos do Estado.

Com cerca de um quilômetro de extensão, a previsão de conclusão é para o final do próximo ano. Hoje, o cruzamento é considerado um dos pontos mais perigosos de Gravataí, principalmente, para quem sai da cidade pela Centenário em direção à Freeway, tendo de cruzar a ERS-118, disputando espaço com veículos nos dois sentidos da rodovia.  

Segundo o secretário municipal de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, caberá à prefeitura o reposicionamento dos postes de iluminação pública, de competência do município, permitindo a redefinição do traçado da rodovia, e a mudança no canteiro da Cruz Missioneira. “Essas mudanças são fundamentais para que as construtoras possam abrir novas frentes de trabalho, mas isso vai exigir um pouco de paciência dos usuários da rodovia, porque o trânsito ficará bastante conflagrado nesse trecho”, reforça Garcia.

O secretário observa que a cidade ainda tem rotas alternativas, a partir de obras feitas pelo município, como a saída para a Freeway pela Estrada Acimar Silva ou pela Estrada do Gravatá: “Para quem vai pegar a Freeway, saindo de Gravataí, seja para o Litoral ou para Porto Alegre, esses dois pontos são os mais indicados”. 


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