Grupo Hospitalar Conceição amplia realização de cirurgias eletivas em 2023

Grupo Hospitalar Conceição amplia realização de cirurgias eletivas em 2023

Tempo médio de permanência na lista de espera no GHC reduziu 31,7% em relação a 2022

Correio do Povo

Grupo Hospitalar Conceição informou ter realizado 25.177 cirurgias programadas em 2023, sendo 2.677 a mais do que no ano anterior

publicidade

Buscando qualificar a atenção ao paciente e em cumprimento ao Plano Nacional de Redução de Filas de Espera Eletivas (PNRLE), lançado pelo Ministério da Saúde, o Grupo Hospitalar Conceição realizou ano passado 25.177 cirurgias programadas, sendo 2.677 a mais do que no ano anterior. Foi a maior quantidade de cirurgias programadas realizadas, desde 2010. A preocupação em reduzir as listas de espera eletivas do GHC não é uma novidade. Há um trabalho constante, que vem sendo realizado ao logo dos anos.

Em 2023, a atuação neste âmbito foi intensificada em função do PNRLE. Para isso, diversas ações foram feitas, tais como: reuniões com equipes de especialidades para apresentação e sensibilização ao PNRLE e definição de procedimentos de giro rápido; ajustes nas listas; contratação de novos profissionais médicos, de enfermagem e administrativos; implantação de sala e anestesista de giro no Bloco Cirúrgico para agilizar o processo de admissão dos pacientes; ampliação de consultas ambulatoriais e teleconsultas; ampliação dos horários de funcionamento do Bloco Cirúrgico para sábados e noites; entre outros.

Além disso, está em andamento reforma para abertura de duas salas cirúrgicas e de 16 leitos para retaguarda à Sala de Recuperação e à Hemodinâmica no Hospital Conceição e reforma da área da Oftalmologia para a realização de procedimentos com anestesia local.

Conforme o Núcleo Interno de Regulação (NIR) dos Hospitais Conceição e Criança Conceição, a lista de espera eletiva é dinâmica, pois diariamente há pacientes sendo agregados à lista e saindo da mesma. O ano de 2024 iniciou com 3.454 pacientes aguardando. O que é mais importante, contudo, não é o tamanho da lista, mas sim a quantidade de pessoas que saíram dela e o tempo médio de permanência.

No início de 2023, havia 3.900 pacientes inscritos na lista de espera. Destes, 3.151, ou seja, 80,8% do total, já haviam saído da lista até o final do ano. Além destes, mais de 15 mil pacientes foram agregados à lista eletiva ao longo de 2023 (sendo que 81,9% destes já saíram dela).

Em termos de tempo, o tempo médio de permanência na lista de espera no GHC reduziu 31,7% em relação ao ano anterior. Atualmente, o tempo médio de permanência na lista global do GHC é de 7,4 meses. Além disso, aproximadamente 63% dos pacientes estão na lista há menos de 6 meses. Estes dados variam conforme a unidade hospitalar, a especialidade e o tipo de procedimento.

As especialidades com grandes demandas são Oftalmologia, Urologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Otorrinolaringologia Pediátrica, Traumatologia/Ortopedia, Ginecologia, Endocrinologia, Proctologia e Mastologia. A Oncologia, no entanto, permeia praticamente todas as especialidades e tem prioridade sobre as demais.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895