Guarda Municipal de Caxias do Sul usará câmeras de corpo a partir de outubro

Guarda Municipal de Caxias do Sul usará câmeras de corpo a partir de outubro

Os 40 equipamentos adquiridos pela prefeitura pretendem auxiliar na proteção dos agentes e a dar mais transparência às operações

Celso Sgorla

Cerca de 35 agentes da Guarda atuam por turno no município

publicidade

A Guarda Municipal de Caxias do Sul passará a usar a partir de outubro câmeras de corpo. O equipamento servirá para auxiliar na proteção dos agentes de segurança e dar mais transparência às operações. Ao todo, a prefeitura adquiriu 40 câmeras, via licitação. Dez viaturas da Guarda terão quatro aparelhos instalados – frontal, nas duas laterais e interno. As filmagens serão em tempo real, e os agentes não terão acesso ao arquivo de gravações do equipamento.

Segundo o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, o objetivo é equipar os agentes para que as imagens captadas e armazenadas auxiliem no esclarecimento de dúvidas sobre a ação da Guarda. “Por meio de imagens, se poderá confirmar se houve ou não excessos nos atendimentos das ocorrências, pois as gravações servirão como prova em processos judiciais para demonstrar se a ação dos guardas foi adequada ou não diante de uma possível denúncia de irregularidade. Também irão inibir ações e permitir maior transparência no trabalho realizado pelos servidores”, disse.

As câmeras de corpo que serão acopladas ao uniforme funcionam com bateria que tem autonomia de 12 horas de uso, gravam vídeos com até 100 metros de distância e em modo de visão noturna, realizam captura de fotos durante a filmagem e possuem GPS que indica o local da captação. O acionamento da gravação será feito de forma manual. Os vídeos também gravam áudio em um raio de 3 m de distância. A câmera tem função pré-gravação de, no mínimo, 30 segundos para que garanta a filmagem do início do incidente e também pós, de no mínimo 60 segundos, para registrar os fatos imediatamente posteriores ao encerramento da gravação pelo servidor.

Cerca de 35 agentes da Guarda Municipal atuam por turno. Assim, 20 das 40 câmeras estarão em uso nas ações de vigilância diariamente. O investimento na aquisição dos equipamentos, que inclui sistema para armazenamento da gravação, foi de R$ 252 mil.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895