Guia do IPTU 100% digital desagrada contribuintes

Guia do IPTU 100% digital desagrada contribuintes

Medida deve gerar uma economia de R$ 7 milhões aos cofres do município

Felipe Samuel

As guias também podem ser recebidas no aplicativo 156+POA no celular

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Com o objetivo de reduzir os custos com os Correios, a prefeitura de Porto Alegre decidiu disponibilizar as guias do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023 apenas no formato digital. Acostumados a receber os boletos para pagamento do tributo em casa, contribuintes reclamam da medida, que deve gerar uma economia de R$ 7 milhões aos cofres do município com gastos por conta do envio pelos Correios.

Como a guia não será mais enviada pelos Correios, o contribuinte precisará acessar o site prefeitura.poa.br/iptu para obter o documento. As guias também podem ser recebidas por e-mail pelos contribuintes que fizerem o seu cadastramento no próprio site ou no APP 156+POA no celular. Mas para aquelas pessoas que têm dificuldade em lidar com novas tecnologias ou receio de utilizar aplicativos por medo de golpes, a decisão desagrada.

É o caso da aposentada Maria Bernadete, 67. “Sempre recebi o carnê via Correios para pagar o imposto no início de janeiro. Se a gente não pagasse, recebia as dez cartelinhas para a gente pagar mês a mês”, afirma. “Era perfeito”, completa. Bernadete avalia que a medida gera transtornos e afirma que as pessoas “mais antigas” não sabem usar o meio digital, enquanto os mais novos “tiram de letra”.

“Não sei fazer nada. Faço ligações com dificuldade porque aprendi. Como é que vou tirar a guia pela internet? Não tenho nem aplicativo no celular, porque não sei mexer e sei o quanto é arriscado ter aplicativo de bancos no celular”, observa. Por conta da mudança na emissão da guia, ela já projeta encarar um fila no início de janeiro para tirar o documento na Loja de Atendimento ao Contribuinte, localizado na Travessa Mário Cinco Paus, s/n.

Isso porque a Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) garante que vai atender os contribuintes que tenham dificuldade em obter a guia pela internet. “Já estou me preparando psicologicamente para perder uma manhã. Vou começar o Ano-Novo com a mesma tradição, no primeiro dia útil do Ano-Novo buscar o boleto”, ressalta. “Com esse negócio de pagar tudo pela internet, de tirar os boletos, não quero nem saber o que vai acontecer.

Vai dar muito rolo. Vão deixar de arrecadar muito dinheiro naquele prazo que dão desconto”, completa.
Para o aposentado David Garcia, 73, que mora há mais de 50 anos em Porto Alegre, o formato digital também é um problema. Sem e-mail e com dificuldade para lidar com tecnologia, Garcia estava acostumado a receber o tributo em casa. “Pegava o carnê e pagava direto no banco”, lembra. Ao avaliar a decisão, ele brinca que a prefeitura não quer cobrar o imposto. “Se for apenas por meio digital, vou dar golpe e não vou pagar mais até morrer”, diverte-se.

Em nota, a SMF informa que segue disponibilizando o atendimento presencial, na Loja de Atendimento ao Contribuinte, localizado na Travessa Mário Cinco Paus, s/n, para aqueles que eventualmente tenham dificuldade em obter a guia pela internet. O horário de atendimento é das 9h às 16h, sem fechar ao meio dia. “Também dispomos de atendimento por telefone, 156 opção 4, para quem quiser tirar dúvidas sobre como obter a guia”, completa a nota.

A SMF ressalta que o prazo de pagamento se estenderá até 8 de fevereiro, de modo que o contribuinte que tiver alguma dificuldade ou dúvida possa solucioná-la durante esse período. As guias - que estarão disponíveis a partir de 2 de janeiro - também podem ser recebidas por e-mail por aqueles que fizerem o seu cadastramento no site.

A SMF projeta que não deverá ocorrer impacto significativo na arrecadação devido a esta alteração na emissão das guias eletrônicas. "Não haverá problema algum na arrecadação, estamos preparados para atender a todos", afirma o secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel.
 


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