Hemocentro de Caxias do Sul precisa de doações de sangue com urgência

Hemocentro de Caxias do Sul precisa de doações de sangue com urgência

Os tipos sanguíneos em maior escassez são O positivo e A negativo

Celso Sgorla

O Hemocentro atende a 49 municípios, incluindo Caxias

publicidade

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) está precisando de doações de sangue, visto que o estoque está bastante reduzido, o que dificulta o atendimento a pessoas que se encontram doentes ou hospitalizadas. O maior problema é com a situação dos tipos de sangue O positivo e A negativo. Do O positivo, que o mínimo recomendado seria a unidade ter 105 bolsas, nesta quarta-feira só havia 42 disponíveis. Em relação ao A negativo, a realidade é pior. De um mínimo de 11 bolsas, o estoque possui apenas quatro.

O diretor técnico do Hemocs, Roque Lorandi, ressalta que o Hemocentro atende a 49 municípios, incluindo Caxias. Essas cidades envolvem cerca de 1,2 milhão de habitantes, os quais acabam impactados pela carência de sangue e podem colaborar como doadores ou divulgando que o Hemocs precisa de doações. “Chega ao ponto de termos que escolher quem recebe o sangue porque temos tão pouco. Necessitamos de sangue porque daqui um pouco é um familiar que estará precisando”, ilustra o diretor, convidando a população a ser solidária e se deslocar até o Hemocs para doar.

As doações de sangue no Hemocentro ocorrem mediante agendamento pelo WhatsApp (54) 98418-8487. Mais informações sobre quem tem possibilidade de doar sangue e como deve efetuar esse ato podem ser obtidas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h até as 12h, na rua Ernesto Alves, 2.260, ao lado da UPA Central.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895