Hemocentro Regional de Caxias do Sul fornece plasma convalescente ao Hospital Tacchini

Hemocentro Regional de Caxias do Sul fornece plasma convalescente ao Hospital Tacchini

Várias linhas terapêuticas estão sendo investigadas para tratamento dos pacientes sintomáticos devido à infecção pela Covid-19

Celso Sgorla

publicidade

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) está fornecendo plasma convalescente para o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves. Diferente do Hospital Virvi Ramos de Caxias, o qual possui projeto de pesquisa aprovado na Plataforma Brasil para uso, o Tacchini utiliza o plasma de forma compassiva, ou seja, de forma isolada e a critério do médico assistente, seguindo os protocolos definidos pela instituição, procedimento permitido pelo Ministério da Saúde.

Várias linhas terapêuticas estão sendo investigadas para tratamento dos pacientes sintomáticos devido à infecção pela Covid-19, mas, até o momento, ainda não existe um tratamento aprovado e considerado curativo. O Hemocs já disponibilizou seis bolsas de plasma convalescente para Bento Gonçalves.

Desde o dia 27 de julho, o Hemocentro, além do bloco sorológico já realizado no sangue doado de forma convencional, passou a testar também para a Covid-19, o que vem possibilitando a seleção de plasma convalescente dos doadores de sangue total. Dessa forma, todo o doador de sangue total pode ser visto como um potencial doador de plasma convalescente. Para comparecer ao Hemocs é preciso estar saudável.

Em respeito ao regulamento técnico que rege os serviços de hemoterapia, o qual indica que a doação deve ser altruísta, anônima e voluntária, não devendo o doador receber remuneração direta ou indireta, o Hemocs não fornece laudo de exames da Covid aos doadores.

As doações precisam ser agendadas por meio do whatsapp (54) 999297491. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min e aos sábados das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves,2260, ao lado da UPA Central.

 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895