Herval decreta situação de emergência devido à estiagem

Herval decreta situação de emergência devido à estiagem

Grande período sem chuvas expressivas causou prejuízos nas lavouras de milho, soja, feijão e abóbora

Angélica Silveira

publicidade

O município de Herval decretou situação de emergência devido à estiagem. O grande período sem chuvas expressivas causou prejuízos nas lavouras de milho, soja, feijão e abóbora, e nas pastagens cultivas e nativas. A situação também refletiu negativamente na pecuária leiteira e de corte, principais atividades econômicas do município e que já apresentam diminuição nos índices reprodutivos.

Além do prejuízo na produção, diversas famílias também apresentam bebedouros secos, com pouca água e suja. A prefeitura, por meio da Defesa Civil, já está realizando entrega de água potável às famílias atingidas para minimizar os danos. No último final de semana, foram registradas chuvas de apenas 6 milímetros e em apenas algumas localidades do interior, insuficiente para as produções e para abastecer bebedouros, cacimbas e poços artesianos.

Nos últimos 60 dias, o acumulado médio é de 33 milímetros, sendo 5 milímetros nos últimos dias, nem abaixo do normal que, conforme a Defesa Civil, seria de 80 milímetros para o mesmo período. As localidades mais atingidas são Vergílio, Querência I e Marco Geral. Mais de 100 famílias abriram novos bebedouros para os animais, outras 50 já sinalizaram a falta de água potável.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895