Hidrovia da Lagoa Mirim é assunto de reunião entre autoridades e empresários e Jaguarão

Hidrovia da Lagoa Mirim é assunto de reunião entre autoridades e empresários e Jaguarão

Licitação para a construção deve ocorrer no próximo dia 27 de março

Angélica Silveira

Autoridades discutiram a situação da implantação da Hidrovia da Lagoa Mirim

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Uma reunião promovida pela Prefeitura de Jaguarão e pelo Gabinete do Senador Luiz Carlos Heinze discutiu a situação da hidrovia da Lagoa Mirim, que deve ser construída em breve. A licitação para obra está marcada para o próximo dia 27 de março.

O objetivo do encontro foi identificar estratégias que permitem ampliar o fluxo de cargas por meio da obra. O debate incluiu o aprimoramento do projeto entre o Brasil e o Uruguai e o acompanhamento da logística, que conta com um investimento de aproximadamente R$ 42 milhões e 23 meses para ser concluído.

O prefeito de Jaguarão, Rogério Cruz agradeceu a presença de representantes de entidades brasileiras e uruguaias. “É uma construção para desenvolver a nossa região. Reitero o apoio para que este projeto ocorra e também a necessidade de um porto internacional”, destaca.

O Senador lembrou que a implantação da hidrovia se arrasta desde os anos 60. “O Ministério dos Portos e Aeroportos do Brasil tem uma licitação em andamento com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que estava marcada para fevereiro e foi transferida para o próximo dia 27 de março”, relatou. A proposta escolhida será para fazer a dragagem, a sinalização e a conservação da hidrovia por um ano.

Para Heinze, é uma obra muito importante para o Brasil e para o Uruguai, que liga as duas lagoas a Mirim e a dos Patos. “ O que estamos explicando aos interessados na hidrovia é que ela vai ocorrer”, garante. Ele lembrou que em março de 2020 havia uma conversa no país vizinho para a construção de uma hidrovia no rio Uruguai . “O objetivo é que estejamos prontos, passado um ano a hidrovia deverá ser pedagiada. Na saída da hidrovia terá um campo para desenvolvimento”, observou.

O Senador destaca que hidrovia mais barata que ferrovia e será possível viabilizar empregos na região. “A proposta para o futuro é um negócio novo para a região”, enfatizou. A representante do Ministério da Agricultura do Uruguai, Verônica Duran explicou que o projeto também é muito importante para o país vizinho. ‘Temos agroindústrias que precisam de uma logística eficiente de competitividade, por isto o projeto da hidrovia é estratégico para o país e o Governo do Uruguai está comprometido com isto”, garante. Ela falou também sobre a área do país vizinho muito distante do porto de Montevideo.

Todo o espaço entre Rivera e Rio Branco tem uma área muito extensa que hoje tem arroz e pecuária e pode ter mais negócios nesta região. “A obra é muito importante também para o Porto do Rio Grande. Este canto do Uruguai tem dificuldade, caminhão tem que vir com fertilizante a região de Montevideo, então é mais de 400 km de caminhão enquanto eles estão há menos de 200 quilômetros por água que é o meio de transporte mais barato para chegar em Rio Grande”, comparou o Senador. Por fim, durante o encontro foram apresentadas possibilidades de ampliação para os Portos do Estado.


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