Homenagem da Universal às forças de segurança lota Catedral da Fé, em Porto Alegre

Homenagem da Universal às forças de segurança lota Catedral da Fé, em Porto Alegre

Autoridades como o secretário estadual de Segurança Pública e o comandante-geral da BM estiveram presentes

Felipe Faleiro

Profissionais receberam diplomas de honra aos serviços prestados

publicidade

As forças de segurança pública e militares foram homenageadas e consagradas neste domingo em uma celebração especial promovido pela Universal, que lotou a Catedral da Fé, no Centro Histórico de Porto Alegre. A homenagem valorativa, alusiva ao Dia do Soldado, comemorado na última sexta-feira, reuniu diversas autoridades como o secretário Estadual de Segurança Pública (SSP), Sandro Caron, e o secretário estadual Adjunto da pasta, coronel Mário Ikeda, o secretário municipal de Segurança Pública (SMSeg) de Porto Alegre, Alexandre Aragon, o comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Cláudio dos Santos Feoli, além de representantes do Exército, Marinha, Aeronáutica, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Porto Alegre, entre outros.

A cerimônia, celebrada pelo bispo Guaracy Santos, reuniu milhares de pessoas no local, e, ao final, foram entregues diplomas de consagração, na qual a Universal, por meio do programa Universal nas Forças Policiais (UFP), agradece os serviços destes profissionais da segurança e Justiça. “Para os profissionais da BM e todos os policiais, não tenho dúvidas de que é um combustível para seguirmos fazendo bem nosso trabalho. Estes profissionais saem de casa sem saber se vão voltar, então, esta homenagem da Universal é extremamente importante para motivar nosso policial”, disse Feoli.

O titular da SSP também exaltou a iniciativa da homenagem. “É sempre muito importante este momento de gratidão, e fico muito feliz, pois testemunho diariamente o envolvimento e dedicação destes colegas. Este reconhecimento vai servir para elevar ainda mais a motivação moral da nossa tropa”, afirmou Caron. O adjunto de comando do 8º Batalhão Logístico (8º B Log) do Exército, subtenente Paulo Baccin, disse que o momento serviu também para promover a união entre as forças policiais. “É a primeira vez que participo deste evento, e, com certeza, virei nos próximos, ressaltando sempre a importância deste congraçamento”, comentou ele.

Aragon também agradeceu à iniciativa da Universal em promover esta homenagem. “Vou ser sincero, passei pela BM, Força Nacional, hoje na SMSeg, e é muito raro alguém vir e nos dizer: muito obrigado. Nos sentimos lisonjeados e agradecidos pela oportunidade de congraçamento destas forças”, salientou o secretário. O coordenador da UFP, pastor Leonardo Alvaro, afirmou que o objetivo do programa é mostrar à sociedade o que chamou de “heroísmo destes homens e mulheres”. “É isto o que a UFP faz, valoriza, dá o apoio espiritual, social e o próprio valorativo”, disse Alvaro. O vereador Alvoni Medina, também presente na celebração, afirmou que ela é justa e merecida. “É no sentido de homenagear estas pessoas que realmente têm se dedicado, muitas vezes arriscando a própria vida, para defender a população. Nos sentimos honrados em fazer parte deste momento tão especial”, disse Medina.

Ao todo, de acordo com a UFP, foram entregues mais de 500 diplomas aos profissionais de segurança pública no evento de hoje. Além da homenagem em si, materiais utilizados pelas forças de segurança, como equipamentos de proteção, e inclusive cães farejadores, foram exibidos na área externa da catedral de Porto Alegre ao público em geral que compareceu à homenagem, causando muita curiosidade, especialmente das crianças e famílias presentes. A homenagem também ocorreu em outras cidades gaúchas, como em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, onde participaram o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), coronel Giovani Paim Moresco, o subcomandante do 23° Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), major Fabrício Broll Zago, praças da instituição, o coordenador da UFP, pastor Eli Perez, além de voluntários do programa na região.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895