Hortomercado Parobé, no Centro Histórico de Porto Alegre, passa por revitalização

Hortomercado Parobé, no Centro Histórico de Porto Alegre, passa por revitalização

Obras são esperadas por proprietários das bancas que funcionam 24 horas

Paula Maia

O valor do investimento da revitalização do Hortomercado Parobé é de R$ 199 mil e as melhorias abrangem uma área de 600 metros que abriga 33 bancas de frutas, verduras e flores

publicidade

No coração do Centro Histórico de Porto Alegre, o Hortomercado Parobé vai receber uma roupagem nova. O valor do investimento será de R$ 199 mil e as melhorias abrangem uma área de 600 metros que abriga 33 bancas de frutas, verduras e flores, que funcionam 24 horas.

Edilio Freitas é proprietário de uma banca de verduras no local há mais de 35 anos. Ele espera ansiosamente pela revitalização. "É bom para nós, vai melhorar bastante", disse Freitas que mencionou os problemas com as calhas e a impermeabilização, que afetam a rotina de trabalho. "Chove aqui dentro como chove na rua”, declarou o comerciante.

Lucas da Silva tem 24 anos e afirmou que trabalha no local “a vida toda". A banca é do seu pai e juntos vendem legumes e frutas. Ele contou que será a segunda revitalização que vai presenciar e citou os problemas de vazamentos e entupimentos, principalmente nas tubulações de água, como os principais pontos a serem tratados. “São canos velhos, então tá tudo entupido”, ressaltou.

A revitalização tem a supervisão da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), e está programada para ser concluída até janeiro.  De acordo com a Smap, dentre as diversas intervenções que serão realizadas, destacam-se a limpeza das calhas, impermeabilização do telhado e reparos na tubulação das redes hidráulica e elétrica.

Os recursos para essa revitalização provêm do Fundo do Patrimônio Imobiliário, que recebe fundos provenientes de leilões de imóveis realizados pelo município. "Com o advento do FunPat, conseguimos promover revitalizações e manutenções, caso do Hortomercado Parobé. Este local, componente histórico do Centro de Porto Alegre, terá uma nova roupagem graças ao fundo", explicou o secretário-adjunto da Smap, Richard Dias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895