Hospital Centenário inaugura clínica médica em parceria com a Unisinos

Hospital Centenário inaugura clínica médica em parceria com a Unisinos

O espaço receberá alunos do curso de medicina da universidade a partir de março

Correio do Povo

A clínica conta com sala de aula para atividades com os alunos

publicidade

Foi inaugurada na sexta-feira a Clínica Médica C2, o primeiro espaço do Hospital Centenário, em São leopoldo, que receberá alunos do curso de medicina da Unisinos, que começam as atividades em março. Os investimentos para a obra, de cerca de R$ 300 mil por parte da Unisinos, incluiu a reforma e readequação da antiga estrutura, recuperação do piso do local, reboco e pintura, além de recuperação do mobiliário e a adaptação de sanitário para pessoas com deficiência. O posto de enfermagem também foi reformado e as luminárias da rede elétrica e de gás foram readequadas. A clínica ainda ganhou sala de aula. 

A presidenta da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva, destaca que a parceria com a universidade ocorre desde 2017, quando profissionais começaram a ser inseridos em diferentes áreas, trabalhando em parceria com os servidores da instituição para que a casa de saúde pudesse ser enquadrada nos critérios do Ministério da Saúde para credenciamento de local de ensino. “Precisamos desta ação coletiva, do envolvimento de toda a sociedade, para a construção de saídas para o Centenário”, destacou. Este ano, 217 alunos do curso de medicina atuam na rede pública municipal.

Para os próximos meses está prevista a conclusão do projeto piloto da UBS Cohab Feitoria, que terá dois consultórios e uma sala de aula para 40 alunos. A ideia é replicar o modelo em outras unidades. "A reforma da clínica médica no Hospital Centenário e a construção da estrutura na UBS Cohab Feitoria são as duas primeiras entregas em obras. Serão espaços de ensino e serviço, ou seja, teremos nossos alunos vivenciando na prática seu aprendizado ao mesmo tempo em que ajudamos a qualificar a saúde pública do município”, destaca o coordenador do Projeto Estratégico de Ensino-Serviço em Saúde da Unisinos, Alexandre Wolffenbuttel.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895