Hospital de Gravataí promove campanha para a doação de sangue

Hospital de Gravataí promove campanha para a doação de sangue

Local utiliza, em média, 200 bolsas por mês

Fernanda Bassôa

Para atender a demanda, são necessários 300 doadores por mês de todos os grupos sanguíneos

publicidade

O estoque de sangue no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, está muito abaixo do necessário e, por isso, no próximo dia 31 de março a casa de saúde promove uma ação para mobilizar voluntários, estimular a doação e também exercer a solidariedade. Em parceria com a empresa Sogil, os voluntários serão transportados de forma gratuita, com saída às 7h45min, para fazer a coleta no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia, em Porto Alegre. Essa doação será destinada ao hospital de Gravataí.

De acordo com a direção da casa de saúde, o hospital - gerenciado pela Santa Casa de Misericórdia - utiliza, em média, 200 bolsas de sangue por mês. Para isso, é necessário de, no mínimo, 300 doadores por mês de todos os grupos sanguíneos, principalmente O+ e A+. Mesmo quem tenha pego Covid-19 pode doar, desde que já tenha se curado há mais de 30 dias.

Nestes 12 meses de pandemia, o número de doações e doadores caiu drasticamente. Entretanto, a rede de saúde hospitalar, que atende uma série de traumas e especialidades, necessita de sangue para a realização de uma diversidade de procedimentos, quase que diariamente.

A direção da casa informa que a reposição constante do banco de sangue é imprescindível para dar seguimento a procedimentos importantes, como transfusões, tratamento de pacientes com câncer, pacientes vítimas de acidentes e traumas, portadores de leucemia, bem como cirurgias de grande porte, entre muitos outros procedimentos. Interessados em fazer parte da campanha podem se inscrever pelo fone (51) 3043-8369.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895