Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, lança cirurgia robótica inédita no interior do RS

Hospital São Vicente de Paulo, de Passo Fundo, lança cirurgia robótica inédita no interior do RS

Cirurgia ainda necessita de um médico para ser realizada, mas o robô trará grande exatidão nos procedimentos

Agostinho Piovesan

Coletiva com o lançamento da cirurgia de joelho robótica ocorreu na Unidade Uruguai do HSVP

publicidade

O Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, avança na utilização da tecnologia para a realização de procedimentos cirúrgicos. Na tarde desta quarta-feira, a instituição promoveu uma coletiva com lançamento de uma inédita cirurgia de joelho robótica. O ato ocorreu na Unidade Uruguai do HSVP, iniciativa conta com a parceria do Serviço de Cirurgia do Joelho da Clínica IOT.

O diretor técnico médico do HSVP, Dr. Adroaldo Mallmann, informou que a cirurgia necessita, ainda, de um médico para ser realizada, mas traz pelo robô, grande exatidão, baixo sangramento e melhora a recuperação dos pacientes. A tecnologia é totalmente importada, sendo fruto da neuro navegação e que agora se converte em uma cirurgia, neste momento, específica para o joelho. A previsão é que, no próximo ano, sejam realizadas também cirurgias no quadril.

Mallmann explica que, a partir desta tecnologia robótica é localizado o exato ponto onde inserir a prótese, com menor invasão do local. “A presença dos robôs nas cirurgias é algo crescente e sem volta, porém, a máquina não substitui o médico, pois será operada por ele”, observa.

O médico ortopedista, especialista em joelho e responsável pelo setor de Operações do Joelho da Clínica IOT, Dr. André Kuhn, disse que a tecnologia é nova no Brasil, mas fácil de usar. “O robô tem um braço mecânico que, em vez de serras, usa um drill, perfurando o osso e gerando muito menos dano, sendo que a precisão é o grande destaque do robô, que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas, diminuir o custo assistencial e melhorar a recuperação dos pacientes”, destaca. O procedimento ainda não está disponível para o SUS, apenas no sistema complementar de saúde.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895