Hospital Vera Cruz busca credenciamento para referência em urologia

Hospital Vera Cruz busca credenciamento para referência em urologia

A instalação da Unidade de Atenção Especializada já foi aprovada por comissão regional

Otto Tesche

Instituição pretende se tornar referência regional em urologia

publicidade

O Hospital Vera Cruz pretende se tornar referência regional na área de urologia. A Comissão Intergestora Regional (CIR) já aprovou a instalação da Unidade de Atenção Especializada no estabelecimento de saúde de Vera Cruz. A coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Mariluce Reis, afirma que o próximo passo agora é conseguir a aprovação em nível estadual, que deve ser concedida pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Como o governo do Estado não deve disponibilizar novos recursos, a estratégia será buscar o redirecionamento dos valores que hoje vão para a Capital. "Nossa referência em urologia fica em Porto Alegre, então vamos tentar trazer esses recursos para cá. Ainda não temos ideia de valores, mas um levantamento técnico que está sendo realizado deve apontar essas e outras questões", disse Mariluce. Caso a CIB aprove a transferência da especialização, o próximo passo serão as vistorias sanitárias e a implementação dos serviços, que devem incluir consultas, exames e cirurgias. Conforme Mariluce, a unidade só poderá funcionar quando a ampliação do novo centro cirúrgico e quartos estiver concluída.

Nova gestão
As melhorias na casa de saúde que estão sendo providenciadas pela prefeitura acompanham a passagem da gestão para o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, que assumiu a administração da instituição no dia 20 de junho. A previsão de é que as obras sejam concluídas ainda este mês. Ao assumir a gerência do HVC, o Ana Nery já havia anunciado que pretendia trazer especializadas de média complexidade para Vera Cruz. Se for concretizada, a unidade especializada atenderá pelo Sistema Único de Saúde (SUS) as necessidades urológicas de pacientes dos 13 municípios que compõem a 13ª CRS. "Estamos no começo dessa construção, mas queremos que aconteça o mais rápido possível porque essa é uma demanda reprimida da região há muito tempo", afirmou.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895