Hulha Negra passa a integrar o projeto Chamar 192

Hulha Negra passa a integrar o projeto Chamar 192

Ação é voltada aos municípios de pequeno porte que não possuem cobertura do serviço do SAMU

Angélica Silveira

publicidade

A partir da próxima segunda-feira, o município de Hulha Negra, na Campanha, passa a contar com o serviço de atendimento de urgência e emergência em saúde Chamar 192. O projeto da Secretaria Estadual de Saúde é voltado aos municípios de pequeno porte que não possuem cobertura do serviço do SAMU, em seu território. O objetivo da Secretaria Estadual de Saúde é atingir 100% dos municípios gaúchos abrangidos pela Central Estadual de Regulação das Urgência, por meio do telefone 192.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Volney Coelho Jorge, o município irá disponibilizar uma das duas ambulâncias que possui. O veículo será adesivado com projeto Chamar 192. “Um médico vai atender a pessoa pelo telefone, avaliar a situação e, caso necessário, a ambulância do município, com o motorista e a técnica de enfermagem socorrista, vai até o local realizar o transporte do paciente acompanhado de profissional qualificado”, explica. O programa visa possibilitar assistência qualificada em casos de urgência e emergência de saúde em horários em que o Centro de Atendimento Integrado em Saúde (CAIS- Hospital) não estiver em atendimento.

A partir do dia 7 de março, o serviço irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 17h às 7h30min. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento será 24 horas. O Secretário orienta que o serviço deve ser acionado em casos de dores no peito de aparecimento súbito, crises convulsivas (ataque e convulsão), situação de intoxicação ou envenenamento, surto psicótico, queimaduras graves, trabalho de parto com situação de risco, perda de consciência (desmaio), queda acidental, acidentes/traumas com vítimas, sangramento e hemorragias, crise hipertensiva, e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895