Igrejinha passa a contar com atendimento pós-Covid

Igrejinha passa a contar com atendimento pós-Covid

Serviço é destinado a pacientes que passaram por internação em UTIs Covid ou leitos clínicos e que permanecem com sintomas

Stephany Sander

Centro de Eventos do município foi transformado e adaptado para ser a Unidade de Triagem Municipal

publicidade

A cidade de Igrejinha conta agora com mais um serviço na área de saúde. O atendimento pós-Covid-19 será realizado na Unidade Básica do Centro, por uma equipe multiprofissional. O serviço é destinado a pacientes que passaram por internação em UTIs Covid ou leitos clínicos e que permanecem com sintomas, bem como para os pacientes monitorados pela Unidade Municipal de Triagem (UMT) que não chegaram a precisar de internação, mas que apresentam complicações no pós-Covid. O secretário de Saúde Vinicio Wallauer, ressalta a importância desta novidade.

“É um serviço complexo que envolve diversos profissionais, entre equipe de enfermagem, médicos clínicos, pneumologista, cardiologista, neurologista, vascular, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e educador físico. Estamos atentos e preocupados com o avanço da doença, mas não podemos deixar desprotegidos aqueles que passaram por ela mas trouxeram consigo marcas físicas ou emocionais. Por isso, assumimos esse protagonismo, ofertando esse serviço, através de uma equipe multidisciplinar altamente qualificada," comenta.

Para receber os atendimentos, após a alta dos pacientes, seja pela UMT ou pelo Hospital Bom Pastor, os pacientes serão encaminhados para a Unidade de Saúde do Centro, onde são acolhidos e encaminhados para avaliação médica. Caso necessário, são realizados encaminhamentos para exames, prescrição de medicamentos e, de acordo com a gravidade do quadro clínico, é realizado o encaminhamento para um especialista ou para a reabilitação.

O Centro de Eventos de Igrejinha, antes usado para receber palestras, grandes reuniões e eventos, foi transformado e adaptado para ser a Unidade de Triagem Municipal, oferecendo condições excelentes para o trabalho da equipe e para o cidadão, pois possui climatização, estrutura adaptada para PCD, é arejado, tem diversas salas, etc. Desde o início da pandemia, quando o paciente é atendido pela UMT ele passa a ser monitorado, com enfermeiros realizando visitas periódicas a fim de verificar o cumprimento do isolamento social e para conversar com o paciente para verificar como ele está se sentindo, e se o quadro clínico está melhorando ou piorando. O acompanhamento também é realizado virtualmente, e um telefone exclusivo para dúvidas é disponibilizado. A UTM funciona atualmente das 7h às 19h de domingo a domingo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895