Imama apresenta resultados do trabalho voltado às mulheres com câncer de mama

Imama apresenta resultados do trabalho voltado às mulheres com câncer de mama

Mais de 1.100 pacientes são acompanhadas e recebem suporte para exames, tratamentos, auxílio jurídico e apoio psicológico

Correio do Povo

Imama apresenta resultados do trabalho voltado às mulheres com câncer de mama

publicidade

Com a presença de autoridades, voluntários e apoiadores, o Instituto da Mama do Rio Grande do sul (Imama), apresentou os principais resultados do trabalho realizado durante o ano passado e projetou as ações que acontecerão em 2024. O evento ocorreu na noite desta terça-feira, na Kia Sun Motors, bairro São João.
Atualmente, 1.111 mulheres estão cadastradas na navegação, ou seja, são assistidas pelo instituto na jornada contra o câncer de mama. Elas recebem auxílios psicológicos e jurídicos, assim como exames e tratamentos médicos que são disponibilizados graças a este acolhimento. Também possuem apoio para procedimentos estéticos como pigmentações, tatuagens para cobrir cicatrizes e doação de perucas.
Além de apresentar os números e projetar o trabalho para este ano, a presidente voluntária do Imama, Cintia Seben, destacou que o evento também serviu para agradecer aos apoiadores. “Há 30 anos, a gente vem tentando chamar atenção sobre importância do tratamento da saúde da mama e de um diagnóstico precoce, porque, uma vez diagnosticado na fase inicial, a paciente é curada. E todos os projetos que conseguimos desenvolver, são graças à parceria de todos esses colaboradores, sejam da iniciativa pública ou privada”, pontuou.
Na mesma linha, a diretora executiva do Imama, Rita Cunha, também enalteceu todo o apoio recebido das empresas e órgãos públicos, e falou sobre a possibilidade de as mulheres acolhidas utilizarem o vale-transporte assistencial, que facilita o acesso a todos os serviços disponibilizados a elas. “Muitas vezes, as pacientes desistem do tratamento por dificuldade de se locomover”, relatou.
A todos os presentes, foram demonstrados números de atendimentos, orientações, descontos em exames e empréstimos de perucas. Também foi destacado o Projeto Florescer, que acontece em cooperação com o IPE Saúde. Através dele, foram mapeadas 3.128 professoras, que conversarem com uma robô desenvolvida por uma empresa de tecnologia. Graças à iniciativa, 220 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama.
Sede do evento, a Kia Sun Motors foi uma das parceiras presentes. Durante todo o ano, empresa dá o suporte ao instituto para o programa Tampinha Legal, com a captação e transporte. Somente em 2023, foram arrecadados 912 sacos, que totalizaram 3.776 kg de tampas de garrafas e embalagens. “Nós somos uma empresa que tem uma veia social muito forte. Entendemos que a nossa parceria com o Imama traz uma atenção e um cuidado às mulheres, que dentro do nosso ramo ainda estão em ascensão”, afirmou a diretora Juliana Forstenau.
Entre as principais autoridades que acompanharam a prestação de contas estava o secretário municipal da Saúde da Capital, Fernando Ritter. “O Imama é um local que nós procuramos para nos ajudar a pensar políticas voltadas para a mulher. Eles têm nos ajudado muito na construção de protocolos, na organização dos processos e de estrutura. Se não fosse o Instituto, hoje talvez nós estivéssemos ainda na idade da pedra para o desenvolvimento de algumas questões voltadas ao câncer de mama”, ressaltou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895