Implantação de contêineres colaboram para o descarte correto do lixo em São Borja

Implantação de contêineres colaboram para o descarte correto do lixo em São Borja

Objetivo principal é conscientizar a população para o descarte adequado de resíduos

Fred Marcovici

Também foram instaladas 100 lixeiras nos locais de maior circulação de público na cidade

publicidade

Dois contêineres foram instalados nas praças centrais de São Borja. Um no centro da Praça XV de Novembro e o outro, nas proximidades dos banheiros públicos da Praça da Lagoa. O objetivo principal é conscientizar a população para o descarte adequado do lixo, tornando a cidade mais limpa.

A empresa Eco Verde, concessionária da prefeitura para os serviços de coleta de resíduos, tomou a iniciativa, apoiada pelas secretarias de Meio Ambiente e Serviços Urbanos. A ideia é a ampliação de ações deste nível. Nos locais de maior circulação de público, a Secretaria de Meio Ambiente também instalou 100 novas lixeiras.

O gerente local da Eco Verde, Lúcio Passamani, disse que a empresa recolhe, diariamente, em média, 43 toneladas de resíduos, entre lixo orgânico e materiais para reciclagem. Os recicláveis são recolhidos ao antigo GIAMA (colégio), no bairro do Passo, onde ocorre o processo de triagem. Dezenas de famílias são envolvidas na operação.

A meta é, gradativamente, ampliar o processo de coleta seletiva e de reaproveitamento dos materiais. Já o lixo orgânico é encaminhado ao Lixão, também no bairro do Passo. No local ocorre transbordo, tendo como destino final aterro sanitário em Giruá.

A administração municipal trabalha em várias frentes para solucionar o destino final dos resíduos descartados. Entre as ações, estão a recuperação do passivo ambiental representado pelo Lixão, a implantação de aterro sanitário com apoio da iniciativa privada e, ainda, realização de licitação para o recolhimento do lixo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895