Início da onda de calor muda rotina de moradores em Porto Alegre

Início da onda de calor muda rotina de moradores em Porto Alegre

Na orla e Parque da Redenção, aumentou número de pessoas praticando atividades de lazer

Felipe Faleiro

Pets aproveitam o calor para se refrescar no espelho d'água do Parque da Redenção

publicidade

As nuvens carregadas no céu de Porto Alegre refletiam na manhã desta quinta-feira a condição de clima fechado, assim como a presença de um intenso abafamento iniciado já na madrugada na Capital e região metropolitana. Segundo a MetSul Meteorologia, são efeitos do chamado complexo convectivo de mesoescala, fenômeno climático que ascendeu no nordeste da Argentina e cuja principal característica é ser um grande aglomerado de tempestades. Conforme dados da estação climatológica de Porto Alegre do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fez 28,1ºC às 22h de quarta-feira.

No Aeroporto Internacional Salgado Filho, à meia-noite de quinta, a marca aferida foi maior, de 28,7ºC, segundo a estação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Força Aérea Brasileira (FAB). A onda de calor iniciada nesta quinta-feira e que prossegue até o final de semana tem causado preocupação em moradores, que buscam maneira de se proteger do sol forte. Há quem também aproveita o dia para praticar corrida e caminhada na orla e nas praias de Porto Alegre.

Já no Parque da Redenção, junto ao espelho d’água, havia um movimento moderado de pessoas praticando atividades físicas. Em período de final de aulas, alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Glicério Alves, no Belém Novo, estiveram na manhã de hoje na orla da praia do bairro, uma das que estão próprias para banho na Capital nesta semana, de acordo com divulgação do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

“Amanhã (sexta) é o último dia de aulas, então eles queriam fazer uma atividade diferente para marcar este encerramento”, comentou a professora de Matemática Rosane Reis. O estudante Alexandre Lima dos Santos, 19 anos, morador do bairro Hípica, e concordou que este é um momento de descanso. “O final do ano é algo bastante esperado. É bom para esfriar a cabeça”, comentou ele, acrescentando que passou no mais recente vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em Jornalismo, e estava na expectativa pelas matrículas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895