Início do transbordo é marcado por dúvidas de usuários da Trensurb, em Sapucaia do Sul

Início do transbordo é marcado por dúvidas de usuários da Trensurb, em Sapucaia do Sul

Até sexta-feira, das 9h às 16h, empresa realiza manutenção para evitar furtos de cabos e fios

Felipe Faleiro

Mudança é temporária, e afeta viagens nos dois sentidos da Trensurb

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Furtos de fios e cabos de energia têm sido um constante incômodo para a Trensurb, o que requer medidas de contenção. Nesta semana, a empresa novamente procede com a baldeação de trens na Estação Sapucaia, por volta do meio do caminho entre os terminais Novo Hamburgo e Mercado, em Porto Alegre. Embora justificada como necessária, esta alteração temporária nas viagens, das 9h às 16h, fora do horário de pico, é vista como inconveniente por muitos usuários, que precisam aguardar a próxima composição para seguir viagem. 

Fora dos horários de manutenção, a operação segue a tabela normal de dias úteis. Curiosamente, as placas já instaladas na referida estação marcam sentidos contrários: no lado em que passam os trens que normalmente vão no sentido Norte-Sul, estão circulando os trens Sul-Norte, e vice-versa. Na plataforma em Sapucaia, no início da manhã desta terça-feira, primeiro dia da mudança, nada indicava que o sentido havia sido temporariamente modificado, mas após a chegada da reportagem, novas marcações foram instaladas.

Nesta estação, circulam normalmente 10 mil pessoas por dia, distante do pico de 13 mil de antes da pandemia, mas que pode ser acrescido de alguns milhares que agora precisam descer de um trem e esperar o outro. “Tinha uma audiência marcada no Fórum de Novo Hamburgo, e já vou chegar atrasada. Não sabia desta mudança”, afirmou a massoterapeuta Márcia Rodrigues, moradora de Novo Hamburgo, opinando que as informações repassadas previamente pela Trensurb foram insuficientes.

Ainda na manhã de hoje, não houve necessariamente tumulto por parte dos passageiros, mas um sentimento latente de confusão. Muitos questionavam uns aos outros em que lado da plataforma deveriam esperar para chegar ao destino. O operador de torno Marlon Martins, que mora em Sapucaia do Sul, por pouco não embarcou na composição errada. “Não percebi que ele tinha voltado. Deveriam ter informado melhor aos usuários, ter alguma coisa explicando”, comentou ele.

A responsável pela Estação Sapucaia do Trensurb, Daniele Oliveira da Silva, afirma que o efetivo de funcionários foi ampliado, tanto de bilheteiros quanto seguranças, a fim de organizar melhor o fluxo e atender melhor as pessoas com deficiência, que também registram maior circulação. “Este serviço de transbordo ocasiona uma demanda muito maior de trabalhadores. Obviamente, esta situação é atípica, mas é necessária em razão da segurança”, diz Daniele. Ainda de acordo com ela, o tempo de viagem nas composições permanece igual, ou com poucas diferenças.

A Trensurb justifica que esta pequena alteração ocorre porque os trens eventualmente reduzem a velocidade em razão dos furtos em determinados trechos. Já nos dias e horários enquanto houver a manutenção, os intervalos entre as composições serão normais, de 12 em 12 minutos entre Mercado e Sapucaia, e 24 minutos entre Sapucaia e Novo Hamburgo. Tal situação pode fazer com que, em alguns momentos, ambos os trens circulando pelos carrosséis, termo utilizado pela empresa para designar os percursos de ida e volta, fiquem lado a lado na Estação Sapucaia, bastando ao usuário apenas desembarcar em um trem e embarcar no outro, apenas cruzando a plataforma.


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