Inaugurada primeira rota gaúcha para abastecimento gratuito de carros elétricos

Inaugurada primeira rota gaúcha para abastecimento gratuito de carros elétricos

Sistema interligando Chuí e Torres é iniciativa da CEEE Grupo Equatorial, Aneel e UFSM

Felipe Faleiro

Autoridades participaram da inauguração do sistema nesta quarta em Osório

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O segundo dos dez eletropostos da Rota Elétrica Mercosul, pioneiro sistema do Rio Grande do Sul de abastecimento gratuito de veículos elétricos, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, no Posto Buffon, na BR 101, em Osório, no Litoral Norte, em uma cerimônia com a presença de diversas autoridades. O primeiro deles havia sido inaugurado em Pelotas, no sul gaúcho, na terça-feira. O projeto é uma iniciativa conjunta da CEEE Grupo Equatorial, Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Além de Osório e Pelotas, os demais postos estão localizados na BR 116 em  Chuí, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Jaguarão, Pelotas, Cristal, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul e Torres , a cerca de cem quilômetros um do outro, compreendendo todo o leste gaúcho. A rota permite que proprietários de automóveis eletrificados possam percorrer toda a rodovia contando sempre com um posto próximo aberto 24 horas.

 

O sistema do Rio Grande do Sul é o elo restante que liga as rotas de Santa Catarina e Uruguai, e mais além, ainda com Paraná e Argentina, permitindo, por exemplo, que se possa a ir de Foz do Iguaçu a Buenos Aires via BR 116 pelo RS. Cada eletroposto conta com conectores para os diversos tipos de carregamento, e cada recarga completa leva de 30 a 40 minutos. Todos eles têm placas fotovoltaicas para geração complementar de energia, e o de Osório conta ainda com um aerogerador próximo.

Segundo a professora Alzenira Abaide, do curso de Engenharia Elétrica da UFSM, este é um “sonho realizado”. “A partir de um edital da Aneel, pensamos como montar um projeto inovador e conseguimos, mesmo passando por muitas dificuldades. Encaminhamos para a CEEE antes da privatização, e, depois, pensamos se a Equatorial levaria adiante. Porém, recebemos muito apoio deles. É a resposta a uma demanda que existe e é importante para a sociedade”, comentou ela, acrescentando que diversos acadêmicos da universidade se engajaram na iniciativa.

O superintendente de Digital, Inovação e Projetos Estratégicos do Grupo Equatorial, Sérgio Rodrigo Pereira de Araújo, reforçou o aspecto ambiental e econômico do projeto, iniciado há cerca de três anos. “Isto reforça o compromisso da Equatorial de colaborar com o Rio Grande do Sul e contribuir com a sustentabilidade. Entendemos também que esta infraestrutura possa viabilizar cada vez mais a adoção do carro elétrico, que é uma realidade já do presente”, pontuou ele.


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