Indiciadas 20 pessoas em Santa Maria por desvio financeiro em ONG

Indiciadas 20 pessoas em Santa Maria por desvio financeiro em ONG

Local atende pacientes oncológicos da cidade

Agostinho Piovesan

Valores foram desviados entre 2017 e 2020

publicidade

A Polícia Civil em Santa Maria indiciou 20 pessoas ao concluir inquérito relacionado a supostos desvios financeiros em uma ONG que atende pacientes oncológicos na cidade. Um casal que atuava como gestor da ONG, a filha do casal e uma assistente social foram indiciados por estelionato, apropriação indébita, furto, falsidade ideológica e associação criminosa. Houve ainda o indiciamento, por apropriação indébita, de outras 16 pessoas, que arrecadavam doações.

Segundo a Polícia, as investigações apontaram divergência financeira de mais de R$ 3 milhões entre o registrado nos controles de gestão da ONG Casa Maria e o que consta na contabilidade. Durante a investigação, houve o afastamento dos gestores, bloqueio e sequestro de bens móveis e imóveis, quebras de sigilos e buscas e apreensões. O desvio de valores teria ocorrido entre 2017 e 2020. Os envolvidos teriam utilizado recursos para pagamento de contas pessoais. Ainda conforme a Polícia, objetos adquiridos pela ONG foram apreendidos nas moradias do casal, da filha e da assistente social.

Em setembro de 2020, nova gestão assumiu a ONG. A atual gerência diz que crianças e adultos são acolhidos na entidade, onde permanecem e recebem refeições enquanto fazem tratamento contra câncer. São 30 funcionários e voluntários dedicados ao trabalho.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895