Inovação com foco em humanidade é destaque em painel sobre saúde no South Summit

Inovação com foco em humanidade é destaque em painel sobre saúde no South Summit

Participaram profissionais de startup e dos setores hospitalar e farmacêutico

Kyane Sutelo

Bruno Leite, representante da Roche, apresentando o case de ferramenta para a oncologia.

publicidade

Imagine uma inteligência artificial que identifica pessoas com altos riscos de ter câncer e possibilita à equipe médica contatar esse paciente e iniciar investigação e tratamento preventivo? Ela existe e foi apresentada no painel Inovação e Conexão em Sistemas de Saúde do South Summit Brazil, nesta quarta-feira, no espaço Demo Stage, no Cais Mauá, em Porto Alegre.

O algoritmo voltado ao setor oncológico foi o case de sucesso em tecnologia para a saúde trazido pelo coordenador de Inovação da farmacêutica Roche, Bruno Leite. Ele explicou que a tecnologia da startup PreviNeo é uma aposta da Roche, com o Real Hospital Português, de Recife, porque o diagnóstico precoce beneficia a todos os envolvidos. Ainda em desenvolvimento, o representante da farmacêutica explica que há erros e melhorias no processo da ferramenta, sempre com foco nas pessoas. "Trabalhar com inovação é trabalhar com aprendizados", disse Bruno Leite.

Também integrou o painel Priscilla Lorenzo, diretora de Experiência do Cliente da Pfizer. A representante da Pfizer, uma das fabricantes de vacinas contra Covid-19, destacou a importância da tecnologia na ciência em saúde. "Não estaríamos aqui sem máscara", disse Priscilla. Para ela, a inovação no setor passa por focar em resolver as dores e necessidades dos pacientes, reconhecer erros e aprender com eles.

Com uma abordagem diferente, mas também focada em melhorar a qualidade de vida das pessoas, a fundadora da Tech4sex, Lidia Cabral, apresentou o trabalho de sua startup e defendeu a ideia de que a sexualidade é a nova fronteira a ser cruzada pela quebra de tabus, assim como a saúde mental fez nos últimos anos. "Estamos falando sobre bem-estar e saúde", pontuou. Para ela, o foco dos próximos é mais do que a interação entre robôs e humanos, mas sim a preocupação com os impactos de problemas da sexualidade na produtividade e na saúde da população.

O foco em humanidade do painel, inclusive, foi destacado pela mediadora Melina Schuch, superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento. Segundo ela, para além das tecnologias a serem implantadas na saúde, o propósito em comum dos painelistas presentes é a preocupação com as pessoas. Por isso, ressaltou que as discussões serviram para que "como profissionais e pessoas, possamos fazer algo que transforme e gere uma saúde mais ampla".


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895