Inovação e tecnologia: legado do South Summit é tema de debate em Porto Alegre

Inovação e tecnologia: legado do South Summit é tema de debate em Porto Alegre

Para especialistas, Porto Alegre passou a “figurar no mapa mundial” de inovação

Felipe Samuel

Head de Projetos do Pacto Alegre, Leonardo Gonçalves avalia que o evento reforça a imagem do Estado

publicidade

Menos de uma semana após o fim do South Summit Brazil 2023, organizadores do evento destacaram nesta terça-feira o legado de inovação e tecnologia deixado pelo evento na Capital. O assunto foi tema de debate do Menu POA, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Com o tema E agora Porto Alegre? O que fica do South Summit Brazil como legado para a cidade?, especialistas ressaltaram que a cidade passou a “figurar no mapa mundial de inovação”.

Head de Projetos do Pacto Alegre — que é uma proposta de movimento de articulação e eficiência na realização de projetos transformadores e com amplo impacto para a cidade —, Leonardo Gonçalves avalia que o evento reforça a imagem do Rio Grande do Sul como um estado que busca reforçar ações na área de educação e inovação. Para Gonçalves, o South Summit é um grande evento que vem para coroar a ideia de uma cidade que está mudando.

“Porto alegre passa a figurar agora como um ponto no mapa mundial de inovação. E isso traz vários olhares para cá também. Isso é muito legal em termos de imagem”, afirma, ressaltando que o evento pode impulsionar os jovens a se interessarem por inovação e tecnologia. “Ele veio para ficar. Deixa um legado de inovação e vai ficar pelos próximos anos com a  gente. Parece trazer uma nova pujança para a cidade, trazer uma juventude. A gente enxerga uma cidade que tem relação com a educação, a inovação. A gente consegue ver um processo se reverter”, observa.

Conforme o CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, o evento traz visibilidade para a cidade. “Muita gente perguntou sobre como conseguimos fazer isso em tão pouco. A gente tinha essa angústia, ansiedade e necessidade de fazer. A gente preparou bem o terreno, construiu bases muito sólidas nesse processo. A gente tem um processo muito sólido nesse sentido, por isso o South Summit conseguiu se aproveitar positivamente dessa base”, afirma.

Ceo do Instituto Caldeira e vice-presidente da ACPA, Pedro Valério destaca o impacto do South Summit para o Estado. “E talvez mais importante, traz impacto para gerações de empreendedores que começam a costurar as oportunidades de futuro para o nosso RS e para a nossa cidade”, ressalta. Para Valério, o evento traz repercussões e consequências positivas para a Capital. “É um momento que a cidade de fato olha com tamanho interesse e relevância para uma temática como inovação, a tecnologia, e como que a nova economia de certa maneira buscará fazer com que a gente tenha desenvolvimento econômico e social”, destaca. 

A presidente da ACPA, Suzana Vellinho Englert, destaca o impacto do evento. “Representou um sinalizador do meu futuro, mostrou exatamente as coisas que estão acontecendo, as coisas que acontecerão cada vez mais nas nossas vidas e para onde cada um de nós tem que se preparar para bem viver”, resume.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895