Inscrições para o sabrage coletivo da Fenachamp em Garibaldi encerram no dia 10 de agosto

Inscrições para o sabrage coletivo da Fenachamp em Garibaldi encerram no dia 10 de agosto

Método consiste em expulsar a rolha e o vidro da ponta do gargalo de uma garrafa de champanhe ou espumante com um “golpe” certeiro utilizando um sabre

Celso Sgorla

Iniciativa segue o ritual que começou na edição de 2009

publicidade

Uma das grandes atrações da Fenachamp 2022, que acontece em Garibaldi, será o sabrage coletivo que será realizado no primeiro sábado da festa, dia 8 de outubro, a partir das 16h30min. O evento acontece de 06 a 30 de outubro sempre às sextas, sábados e domingos nos pavilhões da Fenachamp. O método sabrage consiste em expulsar a rolha e o vidro da ponta do gargalo de uma garrafa de champanhe ou espumante com um “golpe” certeiro utilizando um sabre, semelhante a uma espada.

Nesta edição, a organização estimula os participantes a vestirem roupas de época, caracterizando como Vintage o tema deste ano. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto no site da Fenachamp, sendo que as vagas são limitadas e não há custos.

A iniciativa segue o ritual que começou na edição de 2009, e já quebrou duas vezes o recorde mundial de participantes, registrado no Guinness Book. O sabrage coletivo foi criado pela organização da Fenachamp em 2009 como uma forma de valorização do ato que tanto valoriza o espumante.

O ritual do sabrage foi concebido no princípio do século XIX quando, conforme a tradição francesa, para celebrar suas vitórias, Napoleão Bonaparte realizava a degola das garrafas de champanhe com um único golpe de seu sabre. Hoje, este ritual persiste vivo e continua sendo usado para solenizar grandes momentos.

O sabrage coletivo da Fenachamp integrou as edições do Guinness Book de 2013 e 2015. Em 2011, 196 pessoas conseguiram abrir as garrafas, feito registrado na edição impressa de 2013 do Guinness Book. Já em 2013, foram 277 unidades degoladas no tempo previsto, um novo recorde, publicado na edição de 2015 do Guinness.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895