Instituto Buquê de Amor realiza ação para prevenção do câncer de mama em Pelotas

Instituto Buquê de Amor realiza ação para prevenção do câncer de mama em Pelotas

Atualmente, 940 pacientes realizam tratamento para a doença no município

Angélica Silveira

Para participar da iniciativa é necessário realizar agendamento

publicidade

Com a chegada de outubro, que é conhecido como o mês voltado a prevenção do câncer de mama, o Instituto Buquê de Amor está realizando uma programação especial na loja localizada no Shopping Pelotas. Uma das ações ocorre todas as quintas-feiras do mês de outubro, das 14h às 18h quando os cirurgiões oncológicos, Filipe e Rafael Kwiatkowski vão até o local para orientar sobre a prevenção do câncer de mama.

“Várias consultas eletivas foram suspensas em função da pandemia em Pelotas. Na cidade as mamografias atrasam, então decidimos unir esforços para prestar atendimento e doaremos as mamografias e ecografias para casos suspeitos, além da biópsia”, conta Filipe.

Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente, 940 pacientes realizam tratamento para câncer de mama em Pelotas. O município tem 1.025 mamografias contratualizadas por mês com o Hospital Escola da Universidade de Pelotas e a Beneficência Portuguesa de Pelotas, mas como nas instituições a mamografia é feita nos mesmos locais onde os pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19 realizam seus testes de imagem, 746 mulheres aguardam retorno dos hospitais para a realização do exame.

A voluntária do Instituto, Malu Radünz, conta que como o ano é atípico por causa da pandemia do coronavírus todas as ações do Outubro Rosa serão realizadas no Shopping Pelotas. “Não teremos caminhada e a comunicação da programação será realizada pelas redes sociais do IBA”, relata. No espaço também é possível adquirir camisetas ao preço de R$ 30 a unidade e máscaras que custam R$ 10 cada. A renda vai ser destinada ao custeio de mamografias de mulheres carentes.

No local também estão sendo arrecadadas tampinhas de garrafas plásticas. Por causa do distanciamento social, é necessário realizar agendamento pelo telefone (53) 98131-8471 para participar da iniciativa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895