Instituto dos Advogados do RS comemora 96 anos

Instituto dos Advogados do RS comemora 96 anos

Na ocasião, foram entregues quatro comendas e 21 associados tomaram posse

Taís Teixeira

A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral, durante cerimônia de 96 anos do instituto

publicidade

Jantar de confraternização, posse e comendas marcaram a comemoração dos  96 anos do  Instituto dos Advogados do RS (IARGS),que ocorreu na terça-feira à noite, no  Hotel Plaza São Rafael, no Centro Histórico de Porto Alegre. Além dos festejos pelo aniversário da entidade, houve a entrega de quatro Comendas de Ordem Honorífica do IARGS e a  posse de 21 novos associados.O IARGS que é uma entidade sem fins lucrativos  e sem vínculos políticos e religiosos é formada por advogados, magistrados e estudiosos da área do Direito.  A fundação do instituto foi  em 1926, antes da regulamentação da profissão, que ocorreu depois de 1930, inspirada nos ideais colimados pelo Instituto dos Advogados Brasileiros, criado no Rio de Janeiro, em 1843. 

Foto: Fabiano do Amaral

A presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral,  afirmou que  o objetivo do Instituto  é estudar as questões jurídicas e sociais, difundir conhecimentos, promover a defesa dos interesses da Justiça e da classe dos advogados,  zelar pela observância do Código de Ética Profissional do Advogados e  colaborar com a Ordem dos Advogados do Brasil, com os demais Institutos de Advogados e outras entidades que congreguem profissionais do Direito, entre outros."Hoje em dia fizemos um trabalho conjunto não remunerado, trabalhamos por amor em vários departamentos do direito", explicou. Atualmente, o IARGS tem cerca de 300 integrantes, mas o número não é a finalidade. "Priorizamos a qualidade e não a quantidade. O profissional tem que ter uma trajetória jurídica consolidada e reconhecida para ser membro do instituto", enfatiza a dirigente , que já está no quarto mandato como presidente do instituto.

Sulamita ainda ressaltou que está muito satisfeita com o retorno das atividades presenciais do Instituto. “Mesmo que na pandemia o IARGS tenha conseguido fazer suas atividades virtuais, nada substitui o encontro presencial, o abraço”, afirmou.

Ao centro, o desembargador  do Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4),  Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, com a comenda em mãos entre os magistrados. Foto: Fabiano do Amaral

O desembargador do Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4),  Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, um dos homenageados com a comenda, relatou que é uma honra essa condecoração, que também foi recebida pelo seu avô, Carlos Thompson Flores, o atual como juiz por 52 anos e chegou à posição de ministro e  presidente do Supremo Tribunal Federal. "Isso aumenta a minha responsabilidade", brincou Flores, que é desembargador há 22 anos, mas há 36 dedica-se ao exercício do Direito.

Na oportunidade foram homenageados os seguintes sócios:

• Advogada Emérita: Drª Helena Conti da Raya Ibañez (post mortem)

• Jurista Eminente: Desembargador Marco Aurélio Costa Moreira de Oliveira

• Magistrado Exemplar: Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores

• Professor Insigne: Dr. Norberto da Costa Caruso Mac Donald


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895