Ivoti e Parobé realizam mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti

Ivoti e Parobé realizam mutirão de limpeza contra o Aedes aegypti

Objetos que possam acumular água devem ser depositados na frente das residências para recolhimento

Correio do Povo

Nas ações não serão recolhidos restos de entulhos como sofás, geladeira, armários, entre outros

publicidade

Nesta sexta-feira, das 13h30min às 16h30min, equipes da Vigilância Ambiental de Ivoti realizam um mutirão de limpeza nos bairros Centro, Farroupilha e 25 de Julho. No sábado, das 7h30min às 11h30min, a mesma ação ocorre nos bairros Harmonia e Bom Jardim. As intervenções acontecem para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela.

De acordo com a prefeitura, a principal orientação é para que a comunidade deixe na calçada, em frente às residências, objetos que possam acumular água, como pneus, garrafas, latas, potes, tonéis, pias e vasos sanitários. Equipes da Secretaria de Obras estarão recolhendo os materiais e providenciando o descarte correto.

Não serão coletados entulhos, como armários, geladeiras e sofás. Este serviço já é prestado pelo município ao longo do ano. Os demais objetos devem ser posicionados na calçada antes dos horários do mutirão. De acordo com o resultado da ação, novos bairros também serão contemplados. “Pedimos que as pessoas tirem alguns minutos para limpar suas casas e pátios, eliminando tudo o que possa servir de criadouro para o Aedes. Temos casos de dengue na cidade e é necessário que todos façam parte desta mobilização”, frisa a responsável pela Vigilância, Claudia Nicola. 

Já a Prefeitura de Parobé, segue o trabalho de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti em diversas localidades da cidade. Neste sábado, ocorre mutirão de limpeza na região do bairro Jardim, entre as ruas Djamo Haak e Alberto Felipe Gelinger, e ruas Eliseu Bauer e João Cardoso. A ação acontecerá das 8h às 11h30min. Atividade ocorre com parceria entre as Secretarias de Saúde, Obras e Meio Ambiente, seguindo a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, para eliminação dos criadouros de mosquitos.

Durante a ação, agentes da prefeitura farão visitas em todas as casas abertas, auxiliando a eliminar focos de água parada e orientando a comunidade. Ao mesmo tempo, equipes estarão recolhendo objetos que possam acumular água e servir de criadouro. Para isso, é preciso que a comunidade deposite na calçada, no dia da ação, os recipientes que podem acumular água para que sejam recolhidos. A própria equipe da prefeitura poderá ajudar os moradores a fazer a triagem desse material para descarte.
A prefeitura destaca que serão recolhidos apenas materiais como pias, vasos, latas, potes, tonéis, pneus, ou seja, materiais que podem acumular água. Assim como em Ivoti, não serão recolhidos restos de entulhos como sofás, geladeira, armários, entre outros.

 

*Com informações da correspondente Fernanda Bassôa

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895