Janeiro registrou menos rios do RS em situação crítica pela estiagem em relação a 2022

Janeiro registrou menos rios do RS em situação crítica pela estiagem em relação a 2022

Enquanto isso, atual seca continua a reduzir níveis dos cursos d'água da Região Metropolitana

Felipe Faleiro

Nível do rio Gravataí no Balneário Passo das Canoas, em Gravataí, apresenta estabilidade desde sábado

publicidade

O monitoramento dos rios gaúchos, feito pelo Serviço Geológico do Brasil - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia, permite também acompanhar os níveis dos principais rios gaúchos, em meio  à estiagem que continua a assolar o Estado. O Boletim de Monitoramento Especial da Estiagem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina é uma parceria do órgão, que também administra algumas réguas de medição no RS, com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Conforme o SGB-CPRM, 14 rios estavam com os níveis abaixo da permanência de 95% em janeiro, índice inferior aos 19 registrados em fevereiro de 2022. Isto significa que as medições não alcançaram o valor que deveriam estar em 95% do tempo. Tal índice é considerado crítico pela Sala de Situação do RS, do governo do Estado, que, nesta segunda-feira, divulga novo Informativo Especial de Estiagem. Enquanto isto, continuam os baixos níveis na Região Metropolitana. Em Gravataí, a régua do Balneário Passo das Canoas, no rio Gravataí, anotava 1,49 metro na manhã deste domingo, e está em tendência estável desde sábado.

Mais abaixo, a medição na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan em Alvorada apresentava queda, registrando 1,59 metro na manhã de hoje. Já o Sinos estava em 87 centímetros no Centro de São Leopoldo, oscilando entre altas e baixas no nível. Em Porto Alegre, o Guaíba registrava 66 centímetros, também em oscilação. Amanhã, a CEEE Grupo Equatorial desligará a partir das 10h a Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Gioconda, na Capital, suspendendo o abastecimento para parte dos bairros Jardim Europa, Jardim Sabará e Vila Ipiranga, além de toda a Vila Jardim, para uma manutenção na rede elétrica.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895