Cidades

Janeiro registrou menos rios do RS em situação crítica pela estiagem em relação a 2022

Enquanto isso, atual seca continua a reduzir níveis dos cursos d'água da Região Metropolitana

Nível do rio Gravataí no Balneário Passo das Canoas, em Gravataí, apresenta estabilidade desde sábado
Nível do rio Gravataí no Balneário Passo das Canoas, em Gravataí, apresenta estabilidade desde sábado Foto : Fabiano do Amaral

O monitoramento dos rios gaúchos, feito pelo Serviço Geológico do Brasil - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB-CPRM), vinculado ao Ministério de Minas e Energia, permite também acompanhar os níveis dos principais rios gaúchos, em meio  à estiagem que continua a assolar o Estado. O Boletim de Monitoramento Especial da Estiagem no Rio Grande do Sul e Santa Catarina é uma parceria do órgão, que também administra algumas réguas de medição no RS, com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Conforme o SGB-CPRM, 14 rios estavam com os níveis abaixo da permanência de 95% em janeiro, índice inferior aos 19 registrados em fevereiro de 2022. Isto significa que as medições não alcançaram o valor que deveriam estar em 95% do tempo. Tal índice é considerado crítico pela Sala de Situação do RS, do governo do Estado, que, nesta segunda-feira, divulga novo Informativo Especial de Estiagem. Enquanto isto, continuam os baixos níveis na Região Metropolitana. Em Gravataí, a régua do Balneário Passo das Canoas, no rio Gravataí, anotava 1,49 metro na manhã deste domingo, e está em tendência estável desde sábado.

Mais abaixo, a medição na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan em Alvorada apresentava queda, registrando 1,59 metro na manhã de hoje. Já o Sinos estava em 87 centímetros no Centro de São Leopoldo, oscilando entre altas e baixas no nível. Em Porto Alegre, o Guaíba registrava 66 centímetros, também em oscilação. Amanhã, a CEEE Grupo Equatorial desligará a partir das 10h a Estação de Bombeamento de Água Tratada (EBAT) Gioconda, na Capital, suspendendo o abastecimento para parte dos bairros Jardim Europa, Jardim Sabará e Vila Ipiranga, além de toda a Vila Jardim, para uma manutenção na rede elétrica.