Jornalistas do Correio do Povo vencem quatro categorias na 65ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo

Jornalistas do Correio do Povo vencem quatro categorias na 65ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo

Reportagem Esportiva, Fotojornalismo, Design Editorial e Reportagem Especial de Saúde foram as categorias premiadas

Paula Maia

Entrega do 65 Premio Ari Banrisul de Jornalismo 2023

publicidade

Jornalistas e fotógrafos do Correio do Povo venceram categorias na 65ª edição do Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo, promovido pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Os prêmios foram entregues nesta terça-feira, no Auditório Osvaldo Stefanello do Palácio da Justiça, em Porto Alegre.

No início do evento, presidente da ARI, José Nunes, ressaltou o número de inscritos que bateu o recorde em relação ao ano passado e a história da Ari. Foram 410 trabalhos inscritos, sendo 97 universitários.

“Destaco ainda que a Ari é uma entidade apartidária com tradição, distanciamento e neutralidade em questões estritamente políticas. Temos posições institucionais e éticas claras, defendemos a liberdade de expressão e de imprensa e a democracia, os direitos humanos e combatemos inequivocadamente qualquer espécie de preconceito ou discriminação. Quem acompanha o nosso dia a dia sabe muito bem do que estou falando, o apoio de companheiros experientes e o ingresso crescente de colegas das novas gerações, inclusive na nossa diretoria, estamos sempre procurando a renovar. É uma entidade que já construiu sua história, alcançou um patamar de reconhecimento e credibilidade no estado e no Brasil”, pontuou Nunes.

O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou a grandeza do prêmio. “É um reconhecimento ao trabalho dos nossos profissionais, isso mostra a história e a grandeza que tem esse prêmio. Por aqui, passado o grande jornalista, mas sobretudo passou a resistência à democracia no Brasil. A Ari foi um dos grandes centros de resistência quando a gente precisava, conservar essa proteção e cada vez transformá-la em uma proteção maior e muito importante para a sociedade brasileira. Muito obrigado a todos vocês, parabéns aos que participaram, parabéns aos vencedores, nós somos todos vencedores de ser uma imprensa livre e competente como a nossa”, declarou.

O desembargador Antônio Amaro da Silveira destacou a parceria entre o judiciário e a Associação e afirmou que o prêmio Themis de Jornalismo tem como referência o prêmio de jornalismo da Ari.

“O Judiciário é um grande parceiro da Ari. Nós temos o nosso prêmio de jornalismo, que muito se espelha no prêmio da Ari. O jornalismo defende uma sociedade livre e um estado democrático”, destacou.

O Correio do Povo foi premiado em quatro das 14 categorias:

Reportagem Esportiva

1ºLugar - Um lado esportivo nem sempre tão saudável - Carlos Corrêa e Victoria Rodrigues

Menção Honrosa – Conexão Polônia ´- Fabrício Falkowski

Fotojornalismo

1º Lugar - Ventre em Chamas - João Ricardo Testa de Giusti

4º Menção Honrosa - O Epicentro da Tragédia - Guilherme Pio de Almeida

5º Menção Honrosa - A Força da Natureza - João Ricardo Testa de Giusti

Design Editorial

2º Lugar - 242 motivos para não esquecer jamais - Jonathas Costa – Correio do Povo

4º Menção Honrosa - A despedida do Rei - Pedro Guilherme Dreher e Jonathas de Almeida Costa

Reportagem Especial de Saúde

4º Menção Honrosa - Sobrecarregadas: a rotina exaustiva que está levando mulheres ao esgotamento mental - Brenda Fernández e Camila Souza

O gerente de jornalismo do Correio do Povo, Jonathas Costa sublinhou que o prêmio específico do Design Editorial foi a capa da edição de 10 anos da tragédia da Boat Kiss. “Ela representou não só uma grande homenagem para as vítimas da tragédia, como também todo o esforço de reportagem feito pelo jornal não só nos 10 anos da tragédia, mas também quando ela ocorreu, em 2013”.

Cada trabalho foi avaliado por cinco jurados independentes, que deram notas de zero a cinco, de forma remota e sem conhecimento dos pares. O júri foi composto por cerca de 40 profissionais com experiências em suas áreas de atuação.

As categorias profissionais contemplaram reportagens econômicas, culturais, esportivas, em texto, em áudio, em vídeo e crônicas. Também foram premiados trabalhos relacionados ao design editorial, fotojornalismo e charge. Esta edição trouxe como novidade as categorias de documentário em áudio e em vídeo e reportagem especial em saúde e reportagem nacional, que contou com o apoio do Pacto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895