Jornalistas gaúchos têm trajetória reconhecida com medalha Alberto André
Colunista de política do Correio do Povo, Taline Oppitz esteve entre as agraciadas
publicidade
Onze jornalistas gaúchos tiveram suas trajetórias e atuações reconhecidas ao receberem a medalha Alberto André, entregue pela Associação Rio Grandense de Imprensa (ARI). Entre os agraciados estava a colunista de política do Correio do Povo, Taline Oppitz. A solenidade, que lotou o salão nobre da Associação, em Porto Alegre, ocorreu na noite desta quarta-feira. A distinção leva o nome do ex-presidente da Associação, que esteve à frente da ARI por 34 anos.
Colunista desde 2008, Taline Oppitz está no Correio do Povo há 22 anos. Também atua na Rádio Guaíba, com a apresentação do programa "Esfera Pública", que vai ao ar de segunda a sexta-feira. Além disso, produz comentários sobre política para o site, rádio e redes sociais. Passou pela TV Record RS, foi a primeira repórter da TV Assembleia.
Ao agradecer o prêmio, Taline lembrou de diversas pessoas que foram importantes ao longo da sua trajetória profissional e fez um reconhecimento especial aos familiares presentes e ao pai Emílio (in memorian). Ela recebeu a distinção da secretária estadual de Comunicação, Tânia Moreira, com quem trabalhou junto na TV Assembleia.
Homenageados com a medalha Alberto André / Crédito: Ricardo Giusti
Na oportunidade, o presidente da ARI, José Nunes, ressaltou a importância da homenagem. "Vocês representam toda a categoria do jornalismo", destacou. Ele também adiantou que a associação retomou a mobilização para a defesa do jornalismo profissional com a valorização e obrigatoriedade do diploma.
Também receberam a distinção Antônio Carlos Macedo, Francisco Alves, Hilda Haubert, José Antonio Vieira da Cunha, Julieta Amaral, Júlio César de Magalhães, Katia Marko, Magda da Cunha, Mario Gusmão e Patricia Knebel.