Laboratório da Universidade Federal do Rio Grande realizará testes para Covid-19

Laboratório da Universidade Federal do Rio Grande realizará testes para Covid-19

Com isso, exames da cidade e de outros 28 municípios não serão mais enviados ao Lacen, em Porto Alegre

Angélica Angélica

No laboratório serão realizados testes RT-PCR(biologia molecular), que analisam secreções respiratórias de pacientes com suspeitas de coronavírus

publicidade

Foi inaugurado na tarde desta terça-feira o Laboratório de Apoio Diagnóstico em Infectologia do Hospital Universitário Doutor Miguel Riet Corrêa Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) veiculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O local teve um investimento de R$ 650 mil, sendo  85% deste valor com recursos próprios do HU/ FURG e da Fundação de Apoio ao Hospital de Ensino do Rio Grande (Faherg). O restante resultaram de doações da empresa Yara Brasil e do Órgão de Gestão de Mão-de-obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto do Rio Grande (Ogmo Rio Grande). 

No laboratório serão realizados testes RT-PCR(biologia molecular), que analisam secreções respiratórias de pacientes com suspeitas de coronavírus. Com isto, os testes de Rio Grande e de 28 cidades da região pertencentes  a 3ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Saúde não precisarão mais serem enviados ao Lacen, em Porto Alegre. Os resultados devem ser conhecidos de 24h à 72h após o envio do material ao laboratório, dependendo do processamento da amostra. A estrutura foi inaugurada ás 15h com transmissão ao vivo pela página da universidade no Facebook e contou com a presença da reitora da Furg, Cleuza Sobral Dias, da Superintendente do HU- Furg, Sandra Brandão e do gerente de atenção à saúde do hospital, Fábio Lopes. 

Segundo ele, o local tem a capacidade de realizar de 60 a 100 testes por dia para identificação da Covid-19. O teste permite identificar a presença do vírus nos primeiros dias da doença, com a aparição dos primeiros sintomas, o que auxilia no diagnóstico e no tratamento. Inicialmente serão cinco mil testes que serão utilizados para a população de Rio Grande e região, além de profissionais de saúde. Os testes irão seguir os protocolos do Ministério da Saúde.  

O laboratório está localizado no térreo do prédio anexo ao hospital, em um espaço de aproximadamente 100m2, divididos em seis ambientes, secretaria, almoxerifado, sala para recebimento das amostras e laboratórios. A instalação elétrica foi adaptada para o recebimento de novos equipamentos, o que inclui duas cabines de segurança biológica nível II, três ultrafrezers e um extrator de material genético. A infraestrutura dos três laboratórios é composta por bancadas de aço inox, sistema de exaustão com filtragem e antecâmara para paramentação e desparamentação dos profissionais. Além disso, o piso, a iluminação e as portas foram trocados e estão adequados aos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária  (ANVISA). 

Segundo a superintendente do HU- Furg, Sandra Brandão, as adequações do laboratório permitirão, após a pandemia, a continuidade dos trabalhos com a testagem de outras doenças respiratórias.  O Laboratório é resultado da união de esforços de diferentes equipes internas do Hospital e da Furg, bem como um trabalho de dois meses, com adaptação da estrutura física, treinamento da equipe e aquisição de equipamentos e insumos. 

A reitora da universidade enfatizou a importância das instituições públicas federais no enfrentamento à Covid-19. “Nossas instituições tem sido protagonistas nas ações que tem efetivado o cuidado e a preservação da vida. O desafio que hoje enfrentamos é sem precedentes, estamos unindo esforços entre as instituições na busca compartilhada de soluções para o enfrentamento à pandemia”, disse. Atualmente o laboratório conta com quatro mil testes adquiridos com recursos próprios a ser utilizados em Rio Grande e 960  vindos do Ministério da Saúde para serem utilizados em  pesssoas da cidad e da região aonde o laboratório  é referência.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895