Lagoa dos Patos recua e ruas são liberadas em Rio Grande

Lagoa dos Patos recua e ruas são liberadas em Rio Grande

Várias pessoas deixaram as ilhas da Torotama e dos Marinheiros

Angélica Silveira

publicidade

Algumas ruas do centro de Rio Grande que haviam sido interditadas no sábado devido à cheia da Lagoa dos Patos foram liberadas. A liberação começou durante a noite deste sábado (23) com a Major Carlos Pinto, 24 de maio com General Osório e Henrique Pancada. Várias pessoas deixaram as ilhas da Torotama e dos Marinheiros em uma operação da prefeitura com o auxílio do Exército, da Marinha, da Defesa Civil Estadual e de jipeiros. A maioria foi levada para o abrigo no Povo Novo e o restante para a casa de familiares e amigos. Por meio de uma Portaria, a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) suspendeu as atividades administrativas e acadêmicas nesta segunda e terça-feira.

O reitor Danilo Giroldo justifica a iniciativa por causa do alerta da Defesa Civil para a ocorrência de chuvas volumosas, o alagamento em vários pontos da cidade e a suspensão do transporte público nas áreas rurais. Segundo informações da prefeitura na manhã deste domingo, 48 pessoas estão no abrigo do Povo Novo, aproximadamente 100 pessoas foram retiradas da ilha da Torotama e outras nove foram retiradas da ilha dos Marinheiros.

Destas cinco são crianças. Uma nova operação para resgatar mais pessoas está sendo realizada neste domingo. A prefeitura também dispõe o abrigo do Lemos Júnior, que está preparado, mas até o meio-dia era ocupado por uma família da Vila Dias. Segundo a tábua de maré da Praticagem da Barra, a Lagoa dos Patos recuou durante a madrugada deste domingo, chegando a 0,27 cm às 6h e voltou a crescer no fim da manhã, marcando 0,60 cm às 10h e 0,66 cm às 11h.  A travessia de lancha entre Rio Grande e São José do Norte voltou a ser realizada no final da noite de sábado, após a suspensão devido a cheia da Lagoa, que chegou a 1,20m.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895