Lançada a 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre

Lançada a 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre

Expectativa é comercializar mais de 270 toneladas de pescado

Felipe Samuel

Lançamento da feira ocorreu na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada

publicidade

Com a expectativa de comercializar mais de 270 toneladas de pescado, pescadores artesanais e expositores participaram neste domingo, na Colônia Z5 dos Pescadores, na Ilha da Pintada, do lançamento da 243ª Feira do Peixe de Porto Alegre. A solenidade marca os preparativos para mais uma edição da feira, que será realizada em três pontos da cidade: de 3 a 7 de abril no Largo Glênio Peres e de 5 a 7 de abril na Restinga e no Belém Novo (Extremo-Sul). 

O presidente da Colônia de Pescadores Z5, Gilmar da Silva Coelho, explica que o lançamento da feira é uma forma de envolver a comunidade de pescadores, que enxerga uma boa oportunidade para comercializar os produtos nessa época do ano. “Incentiva o consumo de pescado na feira do peixe. São mais de 40 bancas de pescado, que vão contar com bancas de alimentação e de venda inclusive de peixes vivos a partir de 3 de abril”, afirma.

Segundo Coelho, as vendas durante o início de abril tradicionalmente garantem o sustento dos pescadores por um bom tempo. “É o momento do pescador melhorar a sua condição, ganhar um dinheiro e vender seu peixe. Assim como os lojistas se preparam para o Natal, os pescadores se preparam durante o período que antecede a feira”, compara. No ano passado, as vendas chegaram a 270 toneladas de pescado. “A nossa expectativa é passar disso”, destaca.

O prefeito Sebastião Melo também participou da solenidade de lançamento da feira. A feira do peixe é uma tradição, o peixe é muito saudável. Descentralizamos a feira, tem na Restinga, no Belém Novo. E é um incentivo para aqueles pescadores que tanto trabalham e precisam vender um produto de qualidade”, avalia.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895