Lançamento da Feira Brasileira do Varejo acontece no Barco Cisne Branco em Porto Alegre

Lançamento da Feira Brasileira do Varejo acontece no Barco Cisne Branco em Porto Alegre

Sindilojas Poa é organizador do evento marcado para maio deste ano

Correio do Povo

Sindilojas Poa lança 10º da FBV no barco Cisne Branco em Porto Alegre

publicidade

Uma experiência que une turismo e negócios. O tradicional barco Cisne Branco, destinado a passeios sobre as águas do lago Guaíba, virou um espaço de lançamento a céu aberto da 10ª Feira Brasileira de Varejo (FBV), no fim de tarde de terça-feira. O evento reuniu empresários, jornalistas e influenciadores digitais para acompanhar as tendências que irão pautar a edição deste ano. O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Poa) é o organizador da FBV,  que acontecerá de 24 a 26 de maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Antes de entrar no navio, que estava atracado no Armazém 3, do Cais do Porto, no Centro Histórico, os convidados eram recebidos e ganhavam um copo personalizado. Um coquetel os aguardava na parte interna. Além de falar de negócios, proporcionar essa experiência turística também era uma das finalidades desta edição. O presidente do Sindilojas-RS  e dono da loja de material de construção Elevato, Arcione Piva, disse que a ideia de fazer essa apresentação no navio está em sintonia com o propósito deste ano, que é destacar os pontos fortes do Estado para reter investimentos e também evitar que “a massa inteligente” migre para trabalhar em outros lugares. 

Presidente do Sindilojas POA, Arcione Piva. Foto: Fabiano do Amaral

“Nós valorizamos pouco nosso potencial, como os  pontos turísticos, por isso levamos o evento para o navio, oferecendo essa vivência para os consumidores, lojistas e empreendedores”, explicou. Piva ressaltou que o assunto  inovação vem forte neste ano, com palestras, espaços temáticos e muitas oportunidades para intercâmbio de conhecimento. “Neste ano, vamos mostrar o jeito brasileiro de fazer varejo”, antecipou. O dirigente comentou que a  FBV tem inspiração na NRF,  maior e mais tradicional evento de varejo do mundo, em Nova York, que aconteceu no dia 14 de janeiro deste ano, quando completou 113 edições.

O curador da FVG  e co-fundador da BS Project,João Ramos, enfatizou que a FBV 2023 terá foco nas tecnologias. Ramos pontuou que eventos como a NRF, em Nova York, e outros  na Europa e na Ásia,  tinham uma pegada tecnológica perceptível, característica que não sentiu no Brasil. "Percebemos que essas novas tecnologias não conversavam diretamente com a realidade e o contexto do varejista brasileiro. Então, pensamos que, talvez o  grande trunfo, a  tecnologia do varejista  brasileiro fosse a tecnologia humana, não a que está em hardware e em software. Assim decidimos  as pessoas no centro,”, disse. O curador acrescentou que  o brasileiro  tem uma característica muito criativa,  o que não é diferente no varejo. “O brasileiro faz muito com muito pouco e tentamos fazer uma curadoria para ressaltar esse atributo”, observou, o co-fundador da BS Projetc, hub de inovação nascido em 2016 na Capital.

Foto: Fabiano do Amaral 

 

O diretor financeiro da  Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), André Roncatto, parabenizou a iniciativa de lançar a  10º FBV e realçou que essa ação está de acordo com a proposta da feira deste ano, que é salientar o jeito brasileiro e também gaúcho de fazer varejo. “A Fecomércio segue na mesma linha, investindo em tecnologias  por meio do Lab Fecomércio que segue o desafio de inovar neste ano”, disse.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895