Lançamento de anuário e exposição marcam os 102 anos do Palácio Piratini

Lançamento de anuário e exposição marcam os 102 anos do Palácio Piratini

O anuário faz um recorte documental a respeito das atividades de preservação do patrimônio cultural. As obras da exposição foram restauradas pela UFPEL

Paula Maia

Um novo projeto de restauração arquitetônica está em andamento no prédio centenário. A obra tem diversas etapas e devem seguir até o final do ano.

publicidade

Os 102 anos do Palácio Piratini foram comemorados em uma cerimônia nos jardins do prédio histórico, no centro de Porto Alegre, na noite desta quarta-feira. A celebração foi marcada pelo lançamento do anuário “Palácio Piratini 100 anos” e pela abertura da exposição Pinacoteca do Palácio Piratini – Obras Restauradas.

Um novo projeto de restauração arquitetônica está em andamento no prédio centenário. Desde janeiro é possível ver restauros de obras e dos ambientes internos. Alguns andaimes dividem o espaço com quem trabalha diariamente no complexo do Palácio Piratini. Tudo isso tem como objetivo recuperar e moldar a sede do governo estadual. A obra tem diversas etapas, que devem seguir até o final do ano.

Ao saudar os convidados, o governador Eduardo Leite afirmou que o Palácio é o espaço onde está registrada a história do povo gaúcho ao longo desses 102 anos. “Essa valorização é muito importante, os registros desse anuário e os que estão disponíveis na página do Palácio Piratini na internet são muito importantes. No site, tem o registro fotográfico da casa, dos itens, mobiliários, espaço, visitação virtual. Tudo disponível para que esse patrimônio esteja ao alcance da população”, destacou.

O anuário faz um recorte documental a respeito das atividades de preservação do patrimônio cultural, material e imaterial do Piratini. “Após a comemoração dos 100 anos seguimos imersos em projetos que estão reverberando até hoje. É a materialização do olhar dessa casa”, destacou diretor executivo do Núcleo de Conservação da Memória e do Patrimônio Cultural do Palácio Piratini, Mateus Gomes.

Obras Restauradas é composta por 17 pinturas do acervo do Palácio Piratini. Elas poderão ser conferidas na Noite dos Museus que acontece no próximo sábado | Foto: Ricardo Giusti

A exposição Pinacoteca do Palácio Piratini – Obras Restauradas é composta pelas 17 pinturas restauradas pelo Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Pinturas (Lacorpi) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). A reitora da Universidade Isabela Fernandes Andrade ressaltou o trabalho de restauro realizado. “Para nós é motivo de orgulho e honra participarmos desse projeto. É importante que tenhamos oportunidades como está para dizer o quão importante é ter as universidades públicas federais à disposição do nosso povo. É para isso que estamos aqui. Trabalhar, construir e melhorar aspectos da vida de todas as pessoas para uso da população", declarou.

O Palácio Piratini está na rota da noite dos Museus que será realizada no próximo sábado. O evento acontece das 19h à meia-noite com a possibilidade e poder conferir o acervo e as exposições de 16 espaços culturais de Porto Alegre.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895