Leão marinho aparece nas praias de São Lourenço do Sul

Leão marinho aparece nas praias de São Lourenço do Sul

CRAM avaliou que animal está em boas condições de saúde e vai monitorar sua situação

Angélica Silveira

Animal volta para o mar e reaparece nas areais de tempos em tempos

publicidade

Um leão marinho em boas condições de saúde apareceu nas praias de São Lourenço do Sul nas margens da Lagoa dos Patos, sul do Estado. Ele foi visto pela primeira vez na manhã de sábado na praia da Barrinha.  Policiais Militares da 3 CIA Independente de Pelotas (PATRAM), juntamente com uma bióloga e uma  veterinária do Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM/ FURG) de Rio Grande efetuaram o monitoramento, acompanhamento e medicação do animal.

Quando chegaram ao local havia uma grande aglomeração em volta do leão marinho. A partir de avaliação técnica das profissionais do CRAM constatou-se que se trata  de um macho adulto, com bom escore corporal, algumas lesões de pele e boa atividade. Conforme a coordenadora do CRAM, Paula Canabarro, animais desta espécie tem como hábito alimentar-se e deslocar-se na água e descansar em áreas secas, como pedras, praias e margens do estuário.

“Embora em São Lourenço do Sul não seja comum a ocorrência de leões-marinhos, é possível que o animal tenha adentrado a lagoa em busca de alimento e descanso”, enfatiza. No mesmo dia, o animal retornou para a água. Ele reapareceu a 400 metros de distância do local na manhã deste domingo . Ainda segundo ela, o fato dele estar entrando e saindo da água é uma evidência de seu comportamento natural.

O animal está sendo monitorado, tendo como prioridade a manutenção do seu bem-estar. Para isto o CRAM conta com o apoio da Prefeitura, Corpo de Bombeiros, FURG-Campus São Lourenço do Sul, Colônia de Pescadores e toda a população. “Lembramos que trata-se de um animal selvagem e por isto recomendamos uma distância mínima de cinco metros, que se mantenha afastado da área animais domésticos, principalmente cães, que não se ofereça alimento nem água e que se contemple e se admire com respeito e harmonia”, orienta a especialista.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895