Legislativo caxiense recebe exposição de economia solidária

Legislativo caxiense recebe exposição de economia solidária

Artesãos, costureiros e comerciantes locais comercializam seus produtos no evento que vai até o próximo dia 4 de maio

Celso Sgorla

No evento é possível encontrar peças de crochê e macramê, roupas, telas, esculturas, artefatos de epóxi, e outras dezenas de itens

publicidade

A Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul está sendo palco da 1ª Mostra de Economia Solidária no Espaço Cultural Mário Crosa, onde estão expostos produtos de artesãos, costureiros e comerciantes locais até o próximo dia 4 de maio. Os visitantes podem conferir peças de crochê e macramê, roupas, telas, esculturas, artefatos de epóxi, e outras dezenas de itens de 12 pequenos empreendimentos da região.

A economia solidária consiste, basicamente, na organização das atividades econômicas em autogestão e cooperação, buscando estimular o comércio local, a produção sustentável e o consumo responsável, em alternativa a competitividade e produção em massa. Nesse sentido, a iniciativa, amparada pelo Fórum Municipal de Economia Solidária, reúne produtos artesanais das mais variadas espécies. 

Para a organizadora da exposição e uma das coordenadoras do Fórum Municipal de Economia Solidária, Luzia Dinnebier, se trata de uma oportunidade para dar maior visibilidade ao programa, e consequentemente aos empreendedores, frente às dificuldades do ramo. “Participamos de feiras estaduais e municipais. Estamos sempre elevando esses empreendimentos para que haja a comercialização. São produtos de ótima qualidade”, destaca Luzia.

A sustentabilidade e a diversidade são alguns dos pontos fortes da exposição e das atividades de economia solidária. Ela conta que a mostra exibe peças que reutilizam materiais como jeans e tampinhas de plástico, além de elencar itens de variadas culturas e conhecimentos. “Há um trabalho de produção, comercialização e consumo conscientes, com reaproveitamento de materiais. Há um foco na sustentabilidade”, explica.

Ainda conforme Luzia, as produções manuais também têm papel importante na autoestima e bem-estar. “Posso citar vários empreendedores que nos relataram que estavam deprimidos e conseguiram, através do artesanato, encontrar uma forma de se sentir bem, de colocar o seu talento em prática”, afirma a organizadora. A 1ª Mostra de Economia Solidária de Caxias do Sul fica disponível de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895