Leite pede que população evite deslocamentos desnecessários: “Cuidem de si e das suas famílias”

Leite pede que população evite deslocamentos desnecessários: “Cuidem de si e das suas famílias”

Em transmissão ao vivo, governador pediu aos pais que não levem seus filhos às escolas

Correio do Povo

Governador alertou que rios devem transbordar e alagar parte de cidades; Taquari e Caí são os mais preocupantes

publicidade

O governador Eduardo Leite fez uma transmissão ao vivo na tarde desta terça-feira com orientações em razão da forte chuva que atinge o Estado. Leite pediu que a população se mantenha em locais seguros e evite deslocamentos desnecessários. “Não queremos perder vidas e são evitáveis essas perdas”, disse.

“É muito importante mais uma vez insistir que as pessoas se coloquem em segurança. Não é momento de fazer deslocamentos que não sejam estritamente necessários. Esses rios passam por pontes e estradas que têm engenharia antiga e feita para uma média do comportamento do tempo em não para situações extremas como muitas vão estar vivenciando.”, afirmou.“Temos equipes mobilizados, mas não temos efetivo suficiente para estar em todas as situações de risco a serem cobertas.”

O governador orientou ainda aos pais que evitem levar seus filhos às escolas e afirmou que, posteriormente, será avaliada uma forma de compensar as aulas perdidas. Ao lado do coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, o governador afirmou que a previsão é de mais chuva nos próximos dias e que os níveis dos rios deve continuar subindo gradualmente e que rios como o Taquari e o Caí devem transbordar e alagar parte de cidades.

Leite descartou uma elevação brusca e uma situação de enxurrada, como a de setembro do ano passado. De acordo com o governador, o cenário deve ser mais semelhante ao registrado em novembro. “Pode inundar parte das cidades e deve afetar possivelmente muitas moradias.”

Em algumas cidades gaúchas, foram registrados até 350 mm de chuva. O governo do Estado projeta que os volumes acumulados podem chegar aos 400 mm até sexta-feira. “Já choveu muito e vai chover ainda mais”, alertou Leite.

Evitar deslocamentos no feriado

O chefe da Defesa Civil lembrou que a quarta-feira é feriado e pediu à população consciência em relação a deslocamentos desnecessários, principalmente nas regiões mais afetadas. Boeira destacou que devem ser registradas inundações e enxurradas de forma generalizada em todo o Estado.

“Sabemos que amanha é feriado e eventualmente algumas pessoas vão transitar pelo estado. Então fazemos esse apelo para que façam uma reflexão no sentido de evitar esse deslocamento. Temos muitas regiões de encostas que estão sofrendo com deslizamentos, temos rodovias interditadas, então é muito importante a atenção. E você que reside em área de risco, região ribeirinha, busque um local seguro.”

Veja Também

Governo convoca gabinete de crise

Após o aumento do volume de chuvas no Rio Grande do Sul nas últimas horas, o governo do Estado convocou uma reunião de emergência do Gabinete de Crise na manhã desta terça-feira, na sede da Defesa Civil, em Porto Alegre. Sob a coordenação do vice-governador Gabriel Souza, os secretários traçaram um diagnóstico das principais ocorrências reportadas pelas equipes de resposta do governo e alinharam as ações emergenciais que serão executadas ao longo do dia.

“O momento é de alerta em todo o Rio Grande do Sul para o alto volume de chuva que deve ser registrado ao longo de toda esta semana. As equipes do Estado, por meio do Gabinete de Crise, estão em total alinhamento para tomar todas as medidas necessárias em apoio aos gaúchos e aos municípios atingidos. Nossa prioridade neste momento é tirar as pessoas das áreas de risco e garantir a segurança de todos”, destacou o vice-governador.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895