Leitos exclusivos para Covid-19 passarão por nova adequação em Pelotas

Leitos exclusivos para Covid-19 passarão por nova adequação em Pelotas

Medida observa a estabilidade nas internações hospitalares

Angélica Silveira

publicidade

A partir da próxima segunda-feira, 3 de janeiro, os leitos exclusivos para o tratamento de coronavírus em Pelotas passam por nova readequação. O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UfPel) não terá mais leitos específicos para o tratamento de pacientes suspeitos ou confirmados com a infecção pelo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que desde o último dia 21, novos pacientes não são mais atendidos na Unidade Covid da instituição, mas isto não afeta os que estão em tratamento. A medida observa a estabilidade nas internações e que o hospital não tem mais condições de manter leitos exclusivos abertos. O HE/UfPel disponibiliza dez leitos de UTI e cinco de enfermaria.

Com a redução, Pelotas passará a contar com 19 leitos de tratamento intensivo, sendo 13 no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HU/UcPel) e seis na Santa Casa, além dos 37 clínicos, sendo 27 no Centro Covid e dez no HU/UcPel.

A Maternidade Covid do HE/UfPel, instalada aonde funcionava o ambulatório da Santa Casa, também terá o atendimento suspenso a partir do dia 3 de janeiro. A unidade foi criada para atender gestantes com suspeita ou infectadas pela Covid-19 em 2020, mas recebeu poucas pacientes desde então e, com a necessidade de retomada de alguns serviços de saúde, precisará ser desativada.

Com isto, o atendimento a grávidas, em caso de coronavírus, será prestado pelo HE/UfPel e pelo HU/UcPel, que terão leitos de isolamento. Nesta segunda-feira, 15 leitos de enfermaria e 11 de UTI estavam ocupados com pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pela covid-19 em Pelotas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895