Liberação da gratuidade eleva em 1.500% o número de idosos no transporte coletivo de Caxias do Sul

Liberação da gratuidade eleva em 1.500% o número de idosos no transporte coletivo de Caxias do Sul

Nesta quarta-feira, o número de passes utilizados passou de 5 mil

Celso Sgorla

Nas duas últimas semanas, no máximo 450 passes eram utilizados diariamente

publicidade

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul divulgou a planilha da gratuidade dos idosos acima de 65 anos. O decreto municipal que suspendia o benefício no transporte coletivo foi revogado em virtude da medida ser prevista em Lei Federal, que se sobrepõe ao decreto municipal.

Com isso, desde segunda-feira, os idosos voltaram a poder utilizar a gratuidade, dando um salto de mais de 1.500% no uso do transporte coletivo. Nas duas últimas semanas, no máximo 450 passes eram utilizados diariamente. Este número chegou a 5.350 na última quarta-feira.

O secretário Alfonso Willenbring Júnior disse que não está questionando o uso da gratuidade, porque é um direito adquirido pelos idosos, mas a real necessidade da saída de casa. “A ideia da suspensão das gratuidades era para que o principal grupo de risco ficasse o maior tempo possível em suas casas neste período de pandemia. Mas verificamos que não é o que está acontecendo", explicou o secretário.

Mediante estes números da secretaria, o setor de Comunicação da Prefeitura, em conjunto com a Secretaria da Saúde, irá intensificar as campanhas do #fiqueemcasa, voltadas principalmente para os idosos. "Só conseguiremos reverter esse quadro com a conscientização. Sabemos que muitos moram sozinhos e não têm quem faça as coisas para eles. Tem que receber a aposentadoria, ir no supermercado, farmácia. Mas precisamos orientá-los de fazer isso o mínimo possível, tentar fazer num único dia, quem sabe. Temos que cuidar da saúde acima de tudo", reforça Willenbring.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895