Linhas rápidas devem começar a operar em 90 dias em Canoas

Linhas rápidas devem começar a operar em 90 dias em Canoas

Ao todo, serão 26 veículos em funcionamento nas áreas onde ficam conjuntos habitacionais

Fernanda Bassôa

Com a criação das linhas rápidas circulares, cerca de 95% da população canoense será atendida com ônibus próximo a sua casa

publicidade

Em até 90 dias, dez novas linhas rápidas começarão a operar nos quatro quadrantes de Canoas, atendendo os bairros de maior carência de transporte coletivo, especialmente, nas áreas onde ficam os conjuntos habitacionais mais populares da cidade. Ao todo, serão 26 veículos em operação, com intervalos de 15 minutos, que poderão chegar a 25 minutos nos horários de maior circulação de pessoas e a 60 minutos nos horários de entrepico. A iniciativa da Prefeitura de Canoas busca levar mobilidade urbana e qualidade de vida para as pessoas residentes nas regiões periféricas, além de atender uma grande demanda da sociedade.

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade do município, José Francisco Nunes, com a criação das linhas rápidas circulares, cerca de 95% da população canoense será atendida com ônibus próximo a sua casa. “A ausência do serviço de transporte coletivo nas áreas mais periféricas está entre as principais demandas de mobilidade. A partir deste diagnóstico chamamos a empresa concessionária e apresentamos o projeto. Agora, a empresa está se adequando a proposta (na organização e logística) para melhor atender os moradores locais.” Segundo o titular da pasta, hoje, cerca de 30 mil usuários utilizam o transporte público coletivo na cidade.

A linha circulará em todo o bairro e seguirá direta e rapidamente até a estação do Trensurb mais próxima. Houve uma mudança na rota das linhas, que antes iriam diretamente para o Centro da cidade. Serão 20 viagens por linha, nos bairros João de Barro, Rio Branco, Machadinho, Fátima, Santos Ferreira, Harmonia, Meu Rincão, Mathias Velho, Olaria e Guajuviras. As viagens serão pagas exclusivamente com o cartão TEU, pois as novas linhas não terão o serviço do cobrador. A segunda passagem continua valendo mesmo com a mudança. Os cidadãos têm o direito à segunda passagem gratuita em até 90 minutos entre duas linhas de ônibus.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895